Depois da Samsung, Oppo promete atualizar celulares Android por quatro anos

Oppo, OnePlus e Samsung oferecem quatro versões do Android a modelos selecionados; Apple atualizou celular lançado há quase dez anos em 2022

Bruno Gall De Blasi
Por
Oppo Reno 7 tem tela AMOLED (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Oppo Reno 7 tem tela AMOLED (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Estamos em 2022, mas ainda falamos sobre a falta de atualizações em celulares Android. Felizmente, algumas companhias, como a Samsung e OnePlus, estão se esforçando para deixar este assunto para trás. Agora, a Oppo informou que vai oferecer até quatro versões do sistema aos seus smartphones mais encorpados.

A novidade partiu de um comunicado à imprensa nesta segunda-feira (20).

Em nota, a Oppo informou que a sua interface, ColorOS, terá uma nova política de atualizações.

“Isso inclui o compromisso de garantir quatro grandes atualizações do ColorOS com cinco anos de patches de segurança para usuários globais em modelos principais selecionados a partir de 2023”, anunciaram.

A empresa, no entanto, não listou quais dispositivos serão elegíveis. Apenas informou que o planejamento vai atender os smartphones mais avançados que serão revelados de 2023 em diante.

Isto significa que, se um celular for anunciado com Android 13, o aparelho vai receber novas versões do sistema operacional sob o ColorOS até o Android 17.

Além disso, mesmo após a liberação do Android 17, este não seria o fim da linha para os modelos. Afinal, os proprietários ainda vão contar com mais um ano de correções de segurança, já que os patches serão oferecidos por até cinco anos.

Em outras palavras: o tempo de vida útil de alguns produtos da Oppo foram estendidos consideravelmente.

“Por meio da nova política, a Oppo pretende trazer experiências inteligentes mais duradouras e estáveis para usuários globais, continuando a desenvolver o ColorOS”, concluíram.

Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Oppo, OnePlus e Samsung se adiantam…

O Android é um excelente sistema operacional. O software, por outro lado, possui um problema de anos, ficando atrás do iOS: a falta de atualizações. Porém, algumas fabricantes passaram a observar a situação com mais calma, e começou a oferecer soluções.

É o caso da Samsung. Em fevereiro, a fabricante informou que o Galaxy S22, S21, Z Flip 3 e mais receberiam quatro versões do Android e cinco anos de atualizações de segurança. Antes, os celulares e tablets eram cobertos por apenas três gerações do software.

A OnePlus não ficou de fora. Segundo o XDA-Developers, a fabricante também prometeu quatro versões do Android a modelos selecionados.

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

…mas a Apple ainda sai na frente

Por outro lado, a Apple ainda é imbatível neste quesito. Liberado a todos em outubro de 2022, o iOS 16 está disponível até mesmo para iPhone 8, um celular lançado há cerca de cinco anos.

No ano passado, a empresa também liberou o iOS 15 ao iPhone 6S, modelo revelado em 2015. Ou seja, o smartphone passou mais de seis anos sendo atualizado.

A Apple ainda deu uma sobrevida para algumas edições descontinuadas.

Entre eles, está o iPhone 5s, modelo apresentado há quase dez anos, que recebeu a atualização para o iOS 12.5.6 em setembro de 2022.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados