Microsoft começa a liberar VPN embutida no Edge para alguns usuários

Testes do Edge com recurso de VPN teve primeiros relatos em maio de 2022; Cloudflare será responsável por gerenciar a conexão privada

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 meses
Microsoft Edge
Logo do Microsoft Edge (Imagem: Microsoft)

A Microsoft está liberando o recurso de VPN integrado no seu navegador Edge. A ferramenta começou a ser testada em maio de 2022 para membros do Microsoft Edge Insider. Novidade está disponível na versão 110 do navegador da empresa.

O VPN da Microsoft utiliza o sistema da Cloudflare para realizar a navegação privada dos usuários. Esta empresa também é responsável por operar a retransmissão privada do iCloud, recurso que promete maior privacidade na internet — mas não atua como um VPN de fato. Navegador Opera possui recurso de VPN integrado nas versões “base” e GX.

Microsoft começa a liberar VPN no navegador Edge

A chegada do VPN na versão estável do Microsoft Edge foi divulgada pelo site Dr. Windows. Em uma captura de tela divulgada pelo site alemão, podemos ver que a versão do Edge que tem suporte para o VPN integrado é a 110.0.1587.50.

Porém, a liberação do recurso será gradual e deve demorar até ser totalmente disponibilizada. Abrindo o Edge com essa versão no meu computador, ainda não havia a opção de ativar o VPN.

Como explicou o repórter do Dr. Windows, quem participou dos testes da VPN, em maio de 2022, ganhará um bônus de 15 GB dados no uso da VPN. No entanto, quando o recurso for finalmente lançado, todos os usuários terão a disponibilidade de 1 GB grátis. Mais que isso, só pagando.

Abaixo, no captura de tela do Edge em alemão, a tradução do texto explica que o usuário poderá selecionar três modos de uso. A primeira permite selecionar os sites para usar a VPN, a segunda é a otimizada, que identifica sites não seguros, e a terceira ativa a VPN em todos os acessos. O recurso da Microsoft não permitirá que o usuário burle as restrições de geolocalização.

Usuário do Edge na Alemanha recebe opção de VPN em versão estável (Imagem: Reprodução/Dr. Windows)
Usuário do Edge na Alemanha recebe opção de VPN em versão estável do navegador (Imagem: Reprodução/Dr. Windows)

VPN se chamará Edge Secure Network

O nome da VPN integrada ao navegador será Edge Secure Network. Como a Microsoft iniciou o lançamento da versão final do recurso, é esperado que o anúncio oficial, com planos e preços, aconteça em breve.

Ao incluir uma VPN no Edge, a Microsoft dá mais um passo para ganhar terreno da concorrência. No momento, a empresa trouxe atenção para o seu navegador ao lançar o “ChatGPT do Bing” integrado ao buscador. O Google está correndo atrás da Microsoft e começa a preparar o Bard.

Porém, VPN no navegador ainda é um recurso pouco popular. O Opera possui a ferramenta de maneira gratuita, mas o Google não deu indícios de incluir o serviço no Chrome.

Com informações: Gizmochina, TechNewsSpace e Dr. Windows.

Receba mais sobre Microsoft Edge na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados