Função de emergência do Android está atrapalhando os policiais

Ferramenta de segurança também está disponível no Brasil. Celular da Samsung faz ligação para o 190, número da Polícia Militar.

Thássius Veloso
Por
Função de SOS de emergência no Galaxy (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Função de SOS de emergência no Galaxy (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Os chefes de polícia do Reino Unido fizeram um apelo para que as pessoas sejam mais conscientes em relação ao recurso do Android que liga automaticamente para centrais de atendimento. Basta pressionar o botão liga/desliga cinco vezes seguidas para que o smartphone disque para o 999, o equivalente britânico ao 190. As autoridades perceberam um aumento recente no número de chamadas em que ninguém fala nada, como se fosse um engano.

A funcionalidade também existe no Brasil. Deu certo realizar o teste num Galaxy S23 Ultra, mas não num Motorola Edge 30 Fusion. No caso da Samsung, o Android + One UI telefona para o 190, o número da Polícia Militar. Por ora, não há relatos de aumento nas chamadas deste tipo em território nacional.

O Conselho Nacional de Chefes de Polícia do Reino Unido fez uma postagem na qual explica que todas as chamadas para as centrais de emergência são apuradas. Caso a ligação caia, os socorristas tentam ligar de volta para saber o que aconteceu.

A recomendação dada pelas autoridades britânicas é de que, ao perceber que seu telefone já está numa chamada com a polícia, a pessoa fique na linha e informe que não há nenhum problema.

Como ajustar o recurso

Quem quiser fazer ajustes na ferramenta deve ir no seguinte caminho: Config → Segurança e emergência → SOS de emergência. Nesta tela dá para ativar uma contagem regressiva e mudar o número que será acionado pelo Android.

Com informações: BBC e WCCF Tech

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia, setor que cobre há mais de 12 anos. Participou das principais feiras e noticiou os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, TI e inovação. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Também atua como palestrante e como comentarista do canal de TV por assinatura GloboNews. Tem passagem pelo portal TechTudo e pela rádio CBN. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e fez colaborações com a revista Galileu e o jornal O Globo.

Relacionados

Relacionados