Mais um milhar foi atingido com a expansão do 4G nas operadoras brasileiras. Em agosto, a cobertura da tecnologia chegou a 3.039 municípios, onde moram 87,5% da população. É quase o dobro das cidades atendidas no final de 2016, quando a rede móvel de quarta geração chegava a 1,5 mil municípios.

Os números são da Telebrasil, que também afirma que a cobertura de 4G cresceu cinco vezes nos últimos 12 meses. Isso significa que, somando todas as operadoras, a meta de implantação do 4G no Brasil foi ultrapassada (e muito): até o final de 2017, as empresas eram obrigadas a cobrir apenas 1.079 municípios. A única que não atingiu o número foi a Oi.

Em setembro, a TIM foi a líder em cobertura 4G, com 2.186 municípios atendidos, segundo a Teleco. Ela é seguida pela Vivo (1.762), Claro (1.251) e Oi (284). A Oi ainda não instalou 4G em novos municípios em 2017 e está longe de cumprir a meta; além disso, devido a uma dívida bilionária, a operadora foi a única das grandes que não participou do leilão de 700 MHz.

Algumas regiões do Brasil estão mais avançadas que outras na implantação do 4G. No estado de São Paulo, a tecnologia chega a 99,7% da população, enquanto no grupo formado por Rio de Janeiro e Espírito Santo, a cobertura é de 99,3%. No Norte, no entanto, apenas 42,7% dos municípios (onde moram 75,6% da população da região) recebem 4G.

Você já tem sinal de 4G na sua operadora?

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados