6G atinge taxa de transmissão 5.000 vezes maior que 5G
Novos testes com rede 6G realizados pela University College London atingiram taxa de transmissão de dados de 938 Gb/s. 5G opera na faixa de Mb/s
Novos testes com rede 6G realizados pela University College London atingiram taxa de transmissão de dados de 938 Gb/s. 5G opera na faixa de Mb/s
A University College de Londres (UCL) conseguiu atingir uma taxa de transmissão de dados de 938 Gb/s com a rede 6G. Esse valor é 5.000 vezes maior que a taxa atingida pelo 5G. Os testes foram liderados por Zhixin Liu, professor do departamento de eletrônica e engenharia elétrica da universidade.
Para atingir essa taxa de transmissão, ou a velocidade como chamamos popularmente, a equipe liderada por Liu utilizou uma maior faixa de espectro de frequência. A rede 6G operou entre as faixas de 5 GHz e 150 GHz. Os pesquisadores também utilizaram uma técnica inovadora que combinou ondas de rádio e luz (ondas eletromagnéticas).
A proposta da rede 6G é atender a futura demanda das cidades inteligentes. Por isso, grandes centros e grandes metrópoles (como São Paulo e Nova York) precisam de conexões com altas taxas de transmissão de dados. O objetivo é que o 6G supere a velocidade de 1 Tbps.
Por mais que a alta taxa de transmissão do 6G seja ótima para o usuário comum, quem se beneficiará com isso é a indústria. A capacidade dessa conexão também permite que os sinais refletidos sejam reaproveitados.
Por exemplo, ele pode detectar o movimento de um objeto mesmo que não haja nenhum sensor. Imagine uma quilômetros de uma rodovia com antenas 6G. Esse uso da rede poderia detectar um possível acidente e enviar os dados rapidamente para um posto da PRF ou concessionária da via.
Naturalmente, o 6G também é uma evolução do 5G, que tem como foco a Internet das Coisas. Itens desse tipo se beneficiarão da nova conexão.
A técnica usada para atingir 938 Gb/s também é destaque. Combinar essas duas formas de ondas é difícil pois exige uma sincronização entre os dois tipos de ondas.
Essa velocidade de internet de 938 Gb/s supera em muito os maiores planos do Brasil. Das três maiores provedoras do país, a TIM oferta um plano de internet com fibra com 2 Gb/s. Claro e Vivo possuem planos de 1 Gb/s.
A Anatel abriu em maio uma consulta pública para as primeiras etapas de implementação do 6G no Brasil — ainda que essa tecnologia só estreie em 2030 ou depois. Essa consulta pública estuda compreender a estrutura necessária para usar a rede no país.
Com informações: Tom’s Hardware e Interesting Engineering
Leia | O que é 5G? Saiba como funciona e as vantagens da 5ª geração de redes móveis