Agora você pode divulgar canais do YouTube usando QR Code

Compartilhamento de canais no YouTube foi liberado globalmente e funciona nos aplicativos da plataforma para Android e iPhone

Emerson Alecrim

Agora existe uma forma mais fácil de divulgar canais do YouTube: a plataforma adicionou uma função de QR Code nas opções de compartilhamento de canal. O novo recurso funciona nos aplicativos do serviço para Android e iOS.

Essas é uma daquelas funcionalidades simples, mas tão úteis, que entram na categoria “por que não pensaram nisso antes?”. Até então, a maneira mais prática de divulgar canais era via compartilhamento de link. Ou pedindo para a pessoa buscar pelo nome do canal em seu dispositivo.

Tudo o que você precisa fazer agora é acessar a página do canal no app do YouTube para Android ou iOS e tocar no botão com ícone de três pontos, no topo da tela. Em seguida, toque em Compartilhar e, na lista que surgir, escolha QR Code.

Um QR Code que leva para o canal será apresentado na tela seguinte. O ícone do canal aparece centralizado na imagem do código. Depois, basta compartilhar a imagem com alguém. Também é possível salvá-la em sua galeria de imagens (ou rolo de câmera).

Não é preciso ser dono do canal

O usuário pode compartilhar qualquer canal de seu interesse via QR Code. Ou seja, não é preciso ser proprietário ou administrador do canal para gerar o código resultante.

Quando o QR Code é lido com a câmera de qualquer outro celular ou tablet, a página do canal no YouTube é carregada ali, obviamente.

Como o QR Code resultante não expira, ele pode ser compartilhado em vários meios. É possível colocá-lo em cartões de visita ou na assinatura de e-mails, por exemplo.

A novidade foi liberada para todos os usuários, tenham eles uma assinatura do YouTube Premium ou não. Se ela ainda não aparece para você, atualizar o aplicativo do serviço deve resolver o problema.

Leia | Como criar uma playlist no YouTube pelo celular ou PC

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.