Governo e Amazon fazem parceria e divulgam auxílio emergencial via Alexa
Amazon e governo brasileiro fecham acordo; usuários da Alexa podem perguntar sobre seguro desemprego, Cadastro Único e mais
Amazon e governo brasileiro fecham acordo; usuários da Alexa podem perguntar sobre seguro desemprego, Cadastro Único e mais
A Amazon anunciou nesta segunda-feira (18) que fechou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Economia: dessa forma, usuários da Alexa podem fazer perguntas sobre o auxílio emergencial de R$ 600 da Caixa, programas do governo como o seguro desemprego, documentos como a CNH digital, entre outros. A assistente de voz também traz informações em português do Brasil sobre o novo coronavírus, causador da COVID-19.
A parceria foi realizada entre a Amazon e a Secretaria de Governo Digital, subordinada ao Ministério da Economia e responsável por projetos como o portal único Gov.br e pelos custos de implantação do Cadastro Base do Cidadão.
A Alexa utiliza informações do portal Gov.br para oferecer respostas simples e rápidas. A assistente de voz pode ser usada no aplicativo para iOS e Android ou nos alto-falantes inteligentes à venda no Brasil, como o Echo Dot, Echo Show 5, Echo Show 8 e Intelbras Izy Speak.
Em abril, a Alexa passou a usar informações do Ministério da Saúde para orientar usuários brasileiros sobre o novo coronavírus e a COVID-19. Ela também pode encontrar o posto de saúde ou hospital público mais próximo para atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde).
A Amazon nota em comunicado que a Alexa é capaz de realizar um autoteste, basicamente perguntando ao usuário se ele tem sintomas da COVID-19 e se pode ter se exposto ao novo coronavírus. A empresa lembra, no entanto, que a assistente “não substitui uma avaliação médica ou um diagnóstico, e não recomenda tratamentos específicos”.
Estas são as novas perguntas disponíveis para a assistente da Amazon:
E estes são os comandos que trarão informações vindas do Ministério da Saúde:
Leia | Como usar a Alexa no PC com Windows