Cell broadcast: novo atraso no sistema brasileiro de alertas de desastres

Agentes da Defesa Civil deveriam testar o cell broadcast no último sábado. Há falta de coordenação e necessidade de conscientização da população.

Thássius Veloso Everton Favretto
Por e
• Atualizado há 3 dias
Logotipo da Anatel com cidade no fundo
Ferramenta de cell broadcast da Anatel está pronta desde dezembro de 2023 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Resumo
  • A Anatel confirmou atraso nos testes do sistema cell broadcast para alertas de emergência.
  • O Tecnoblog apurou que há falta de cooperação do governo e necessidade de campanha de conscientização.
  • O sistema está pronto desde dezembro de 2023, inspirado em modelos dos EUA e Japão, e substitui alertas via SMS.
  • O cell broadcast não depende de cadastro prédio e o smartphone emite som de sirene mesmo se estiver em modo não perturbe.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou o atraso nos testes do sistema cell broadcast, previstos para acontecer no último sábado, dia 20/07. Ele será usado para enviar alertas de situações extremas ou severas para os celulares de regiões impactadas. O assunto ganhou novo fôlego após as históricas enchentes em cidades do Rio Grande do Sul.

No despacho, a Anatel informa que “não foi possível manter a data […] para início do projeto-piloto do envio de mensagens de alertas de desastre” e que voltará a comunicar assim que um novo prazo for estipulado.

Falta cooperação

O Tecnoblog apurou que faltou cooperação do governo. Pessoas com conhecimento do assunto dizem que seria necessária uma campanha massiva para que os cidadãos tomem conhecimento da ferramenta, de modo a não gerar pânico. O teste, portanto, depende de ação de autoridades locais, bem como da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina, entre outros estados do país, receberiam os primeiros testes do cell broadcast. A partir daí, os representantes das Defesas Civis locais poderiam avaliar as ferramentas e determinar as melhores práticas.

Print de celular com uma mensagem de "Alerta Emergência"
Exemplo de mensagem via Cell Broadcast (Imagem: Divulgação/Anatel)

Sistema está pronto

O sistema de cell broadcast do Brasil está pronto desde dezembro de 2023, após 14 meses de projeto. Ele se baseia no que é usado nos Estados Unidos e no Japão.

Em resumo, os agentes de Defesa Civil conseguem desenhar um perímetro de atenção, onde todos os smartphones recebem um alerta automático. Os aparelhos apitam como se fossem sirenes.

Hoje em dia, a Defesa Civil oferece um sistema de alerta que funciona por meio de SMS. É preciso enviar o CEP para o número 40199. Ele depende de cadastro prévio e não ocorre caso o telefone esteja em modo não perturbe.

Relacionados

Autor(a)

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.