App Arquivos, do Google, ganha busca inteligente para encontrar texto
Recurso chamado Smart Search ainda está em fase experimental. Busca por texto funciona bem em PDFs e imagens, sem depender de nuvem ou conexão.
Recurso chamado Smart Search ainda está em fase experimental. Busca por texto funciona bem em PDFs e imagens, sem depender de nuvem ou conexão.
O aplicativo Arquivos, desenvolvido pelo Google e disponível para Android, agora consegue encontrar informações como textos e objetos em documentos e imagens. A nova ferramenta se chama “Smart Search” (ou “busca inteligente”, em tradução livre) e ainda está em fase experimental, mas já aparece para alguns usuários.
O registro de mudanças do aplicativo na Play Store explica um pouco melhor o que a Smart Search pode fazer:
Estamos testando capacidades avançadas de busca para encontrar arquivos com mais facilidade. Se a Smart Search aparece nas Configurações, experimente procurar:
– texto em imagens e PDFs
– localização e objetos em imagens
– artista, álbum e título em áudios e vídeos
A ideia, no fim das contas, é simples: você não precisa lembrar qual o nome do arquivo que deseja para conseguir encontrá-lo; apenas uma parte do conteúdo dele — como assunto, título ou algo do tipo — já é suficiente. Como o celular é cada vez mais usado para arquivos importantes, uma ferramenta do tipo é muito bem-vinda.
Segundo o Google, o aplicativo escaneia os arquivos periodicamente, mas pode demorar alguns dias até que o recurso esteja pronto para uso, após ser ativado.
O Android Police testou e aprovou a novidade. Segundo o site, o reconhecimento de texto é ótimo e confiável na maioria do tempo. Ele funciona bem com PDFs e imagens, sejam elas fotos ou capturas de tela.
Também dá para fazer buscas por objetos, digitando “gatos” encontrar arquivos com imagens de gatos, por exemplo. Neste caso, porém, o resultado não é muito satisfatório, já que fica atrás do próprio app Fotos, que também é do Google.
Por outro lado, há a vantagem de funcionar no próprio aparelho, sem precisar da nuvem, ou mesmo de conexão com a internet. Já a busca por localizações, apesar de constar no changelog, não funcionou nos testes do Android Police.
Com informações: Android Police