Apple libera iOS 17.4, com cloud gaming e novos emojis; veja as mudanças
Lojas alternativas e instalação direta de apps serão exclusivas para União Europeia. No resto do mundo, cloud gaming e novos emojis são os destaques.
Lojas alternativas e instalação direta de apps serão exclusivas para União Europeia. No resto do mundo, cloud gaming e novos emojis são os destaques.
A Apple liberou o iOS 17.4 para iPhone. O sistema operacional traz as aguardadas mudanças para liberar sideloading e lojas de apps alternativas, mas isso só vale para usuários na União Europeia. Entre as novidades globais, temos o suporte a aplicativos de streaming de games, novos emojis, informações mais claras sobre a bateria e mais.
Geralmente, a distribuição do iOS é automática: uma notificação deve aparecer em seu smartphone, avisando que o update será instalado. Caso isso não aconteça, você pode ir até Ajustes, Geral, Atualização de Software para checar se a nova versão está disponível.
A Apple costuma liberar o sistema de forma gradual, então pode demorar algumas horas até o iOS 17.4 aparecer no seu aparelho.
O iOS 17.4 se tornou bastante esperado por ser a primeira atualização que traz as exigências legais da União Europeia. Para quem mora nos países do bloco, os iPhones terão:
Isso tudo só vai valer nos países do bloco. O resto do mundo, inclusive aqui no Brasil, continua restrito à App Store, ao Apple Pay e ao WebKit.
Por outro lado, uma velha briga de desenvolvedores com a Apple chegou ao fim: o iPhone finalmente vai aceitar apps de cloud gaming. Anteriormente, a empresa proibia este tipo de loja por considerar que era necessária a liberação individual de cada jogo.
Com a mudança, serviços como Xbox Cloud Gaming e Nvidia Geforce Now poderão finalmente ter aplicativos nativos no iOS — desde que eles tenham interesse, obviamente. Antes, eles só poderiam funcionar dentro do Safari.
Atualizações do iOS costumam trazer novidades em emojis. No iOS 17.4, são seis novos símbolos:
O iOS 17.4 terá uma mudança na seção “Bateria” do aplicativo Ajustes. Agora, o sistema dirá claramente quando a bateria ainda está em condições normais. Caso a saúde do componente esteja acima de 80%, o campo “Saúde da bateria” exibirá o texto “Normal”. Antes, isso não aparecia.
Outra mudança é exclusiva do iPhone 15. Nele, o iOS passará a indicar o número de ciclos de recarga. A Apple diz que a bateria do modelo é capaz de passar por 1.000 ciclos e, sob condições ideais, manter 80% da capacidade original.
O iOS 17.4 é uma atualização de meio de ciclo, então há várias novidades pequenas. Algumas delas:
Leia | Como usar as automações de bateria no iOS 14