Apple pausou novo Vision Pro para focar em modelo mais barato, diz site
De acordo com o site The Information, Apple está com dificuldades para reduzir custos e conseguir deixar headset com preço mais baixo
De acordo com o site The Information, Apple está com dificuldades para reduzir custos e conseguir deixar headset com preço mais baixo
A Apple suspendeu o desenvolvimento do sucessor do Vision Pro para concentrar esforços em um modelo mais barato, segundo fontes ouvidas pelo site The Information. A empresa estaria trabalhando para reduzir o custo dos componentes da primeira geração.
As fontes consultadas estão envolvidas na cadeia de fornecedores da Apple. Segundo elas, este projeto existe desde 2022, antes mesmo do lançamento do headset, com o codinome “N109”. O plano inicial era apresentar o Vision “não Pro” no fim de 2024, mas até o momento, a companhia não conseguiu fazer o primeiro protótipo. Por isso, o novo cronograma aponta para o fim de 2025.
Um dos principais desafios é reduzir o custo sem sacrificar as funcionalidades do produto. A ideia é que o headset básico tenha o mesmo preço do iPhone mais caro. No exterior, um iPhone 15 Pro Max com 1 TB de armazenamento sai por US$ 1,6 mil.
Notícias que surgiram ao longo dos últimos meses diziam que a Apple vinha reduzindo o número de funcionários alocados no projeto do sucessor do Vision Pro.
Agora, segundo uma fonte, a Apple teria dito a um de seus fornecedores que suspendeu os trabalhos para a próxima geração do headset. Até então, a empresa vinha tentando fazer um upgrade na tela do produto.
A Apple não botou o pé no freio só no desenvolvimento do Vision Pro 2. Segundo um fornecedor, a empresa também cortou a produção em 50% em maio, devido à procura abaixo do esperado. Esta mesma fonte fala em menos de 500 mil unidades produzidas este ano, e a fabricação ficará praticamente parada até agosto.
Na segunda-feira passada (10), na abertura da WWDC 2024, a Apple anunciou que seu headset de computação espacial, como ela gosta de chamar, será vendido em mais oito países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, França, Japão, Reino Unido e Singapura.
A empresa também apresentou o visionOS 2, nova versão do sistema operacional do produto, com suporte a gestos para navegação, telas virtuais maiores e melhorias na conexão com outros aparelhos, entre outras funcionalidades.