Apple promete suporte a Thunderbolt em Macs sem Intel
Apple se compromete em oferecer suporte à interface Thunderbolt a Macs com Apple Silicon (ARM) e sem processadores da Intel
Apple se compromete em oferecer suporte à interface Thunderbolt a Macs com Apple Silicon (ARM) e sem processadores da Intel
Os próximos Macs com Apple Silicon terão suporte à interface Thunderbolt. Segundo a Apple nesta quarta-feira (8), os computadores e notebooks lançados com a arquitetura ARM e sem processadores da Intel contarão com a tecnologia para conectar HD externo, monitores, acessórios e afins pela porta USB-C.
O anúncio da Apple chega após a apresentação do novo Thunderbolt 4. De acordo com a companhia, mesmo com a transição revelada durante a WWDC 2020, os novos computadores da marca com arquitetura ARM também terão suporte à tecnologia para transmissão de dados desenvolvida pela Intel.
Ao The Verge, a Apple diz que “há mais de uma década, a Apple fez uma parceria com a Intel para projetar e desenvolver o Thunderbolt, e hoje nossos clientes desfrutam da velocidade e flexibilidade que ela traz a todos os Macs. Continuamos comprometidos com o futuro do Thunderbolt e levaremos a tecnologia para Macs com Apple Silicon”.
Os primeiros computadores com Apple Silicon estão cotados para serem apresentados ainda em 2020.
A Intel anunciou o novo padrão Thunderbolt 4 nesta quarta-feira (8). A nova versão da tecnologia mantém a taxa máxima de transferência de 40 Gb/s (gigabits por segundo) da geração anterior e possibilita o uso de duas telas simultaneamente com resolução 4K ou um monitor com definição 8K.
Demais novidades envolvem melhorias na tecnologia Thunderbolt, como a possibilidade de utilizar cabos de até dois metros e conectores ou hubs com até quatro portas sem perder a velocidade. Segundo a Intel, a nova versão estará presente nos processadores Tiger Lake, que serão anunciados ainda em 2020.
Com informações: The Verge e TechCrunch
Leia | O que é FireWire? Como funciona a conexão que competiu com o USB