Autor do mangá Berserk, que inspirou Dark Souls e Final Fantasy, morre aos 54 anos
Kentaro Miura, criador do mangá Berserk, um dos mais influentes do mundo, faleceu no início de maio, no Japão
Kentaro Miura, criador do mangá Berserk, um dos mais influentes do mundo, faleceu no início de maio, no Japão
Kentaro Miura, autor e criador do mangá Berserk, faleceu aos 54 anos, no Japão, em 6 de maio. A editora Young Animal Comics comunicou a partida do autor na noite desta quarta (19). Berserk está em publicação desde 1989 e influenciou uma série de jogos e outras produções, como Dark Souls, Final Fantasy 7 e Bloodborne, além de animes recentes como Goblin Slayer.
A morte de Miura foi sentida por vários fãs da obra, mas também por pessoas que não consumiam seu material, porém sabia da importância do autor para a indústria do entretenimento, como um todo. A causa da morte foi devido a complicações de dissecção da aorta, conforme também comunicado pela editora.
O autor foi responsável também por popularizar o conceito conhecido como “dark fantasy”, ou “fantasia sombria”, envolvendo histórias de ambientação medieval, mas com temas mais adultos, sérios e violentos.
Esta foi a influência vista em, por exemplo, games da saga Dark Souls e Bloodborne. Já a gigantesca espada de Cloud Strife, de Final Fantasy 7, é inspirada pela arma usada por Guts, protagonista do mangá Berserk.
Berserk, aliás, já teve duas adaptações para anime. Uma em 1997, com 25 episódios, e outra lançada em 2016, com 24 capítulos. Apenas a segunda versão está disponível no Brasil, via Crunchyroll, enquanto o mangá é publicado pela editora Panini.
O mangá também virou dois jogos de videogame, um em 1999 para Dreamcast, outro em 2004 para o PS2 e um mais recente, de 2017, para PS4, PS Vita e PC.
O legado de Berserk segue em frente, ainda que o futuro do mangá seja incerto neste momento.
Com informações: CNET.