Canonical ensina como migrar do Windows 7 para o Ubuntu Linux
Série de tutoriais tenta convencer usuários do Windows 7 a irem para o Ubuntu
Série de tutoriais tenta convencer usuários do Windows 7 a irem para o Ubuntu
Enquanto a Free Software Foundation provoca a Microsoft com uma petição para abrir o código-fonte do Windows 7, a Canonical tenta atrair usuários desse sistema operacional para o Ubuntu. Para tanto, a companhia promete uma série de tutoriais de migração. O primeiro, já disponível, é muito interessante.
Para quem esteve em Nárnia nas últimas semanas, aqui vai uma rápida explicação: no último dia 14, a Microsoft deixou de oferecer suporte ao Windows 7. Isso significa que o sistema operacional não irá mais receber atualizações de software ou segurança.
Algum suporte será mantido apenas para empresas dispostas a pagar (caro) por isso. Para os demais casos, a Microsoft sugere a migração para o Windows 10. Não é pouca gente: um levantamento da NetMarketShare aponta que o Windows 7 estava presente em 26% dos computadores pessoais no final de 2019.
De olho nessa turma, a KDE sugeriu a migração do Windows 7 para o Linux. Nesta semana, a Canonical reforçou esse recado, só que, obviamente, promovendo a sua própria distribuição: os tutoriais (em inglês) mostram como migrar para o Ubuntu.
Duas semanas depois de apresentar as razões para a distribuição ser escolhida, a Canonical publicou o primeiro tutorial no blog do Ubuntu. O texto é interessante por ser detalhado e de fácil compreensão. No começo, a empresa explica algumas terminologias e as vantagens que o Ubuntu oferece, como estabilidade, segurança e gratuidade (óbvio).
Depois, o tutorial faz uma interessante comparação entre os softwares disponíveis para Windows 7 e Ubuntu. O texto explica, por exemplo, que Firefox, Chrome e Opera têm versões para Linux, mas que o usuário terá que recorrer a uma alternativa para o Microsoft Office, como o LibreOffice.
Por fim, a Canonical faz algumas considerações sobre os requisitos de hardware e mostra ao usuário como criar backup dos seus dados no Windows 7 para levá-los ao Ubuntu.
Note que o tutorial não é voltado a usuários com conhecimentos avançados, mas para o público com pouca ou nenhuma familiaridade com o Ubuntu. Por conta disso, o material pode ser útil até para quem usa o Windows 10, mas tem interessante em experimentar o Linux.
A ser liberado em breve, o próximo tutorial mostrará como o Ubuntu pode ser instalado.
Leia | Como criar um pen drive bootável do Windows 7 pelo PC, Mac ou Android