Blue Origin lança e pousa cápsula que levará turistas para o espaço
A SpaceX já deixou claro que suas ambições são interplanetárias: a empresa do bilionário Elon Musk quer chegar até Marte nos próximos anos. Enquanto isso, a Blue Origin tem um objetivo mais “modesto”: atuar no turismo espacial.
A empresa de Jeff Bezos registrou um novo marco hoje: o voo inaugural da Crew Capsule 2.0, versão mais recente do veículo que levará passageiros para fora da Terra.
A cápsula foi levada por um foguete reutilizável New Shepard e chegou a uma altitude de 100 km. Ela voltou à superfície com uma descida auxiliada por paraquedas. Enquanto isso, o New Shepard contou com a ajuda de motores para aterrissar; este foi o seu segundo lançamento bem-sucedido.
A Crew Capsule 2.0 não levou ninguém a bordo nesse primeiro teste, mas tinha um manequim — apelidado de Mannequin Skywalker — para coletar dados sobre as forças que poderiam ser exercidas sobre um passageiro real durante o voo.
No Twitter, Bezos se orgulha do tamanho das seis janelas na cápsula: são 110 x 73 cm, o bastante para os turistas admirarem a vista lá de cima. Elas sobreviveram tranquilamente à reentrada na atmosfera. A primeira versão da Crew Capsule foi lançada seis vezes até ser aposentada.
A Blue Origin quer levar pessoas para a fronteira espacial no início de 2019. Ou seja, o ritmo dos testes só deve aumentar daqui para a frente.
Com informações: TechCrunch, Ars Technica.