CEO da Xiaomi diz que celulares premium são essenciais para sobrevivência da empresa

Gigante chinesa anunciou recentemente o Mix Fold 3, smartphone dobrável com tecnologia fotográfica que rivaliza com o Galaxy Z Fold 5.

Thássius Veloso
Por
Lei Jun segura Xiaomi Mi 10 Youth Edition
Lei Jun é cofundador e CEO da Xiaomi (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

O fundador e CEO da Xiami, Lei Jun, reconheceu a importância dos celulares premium para a empresa. Eles são “essenciais” para a sobrevivência da gigante chinesa, conforme falou o executivo numa apresentação anual. As falas dele estão em linha com o que eu observo ao conversas com outras lideranças do mercado.

Segundo Lei Jun, os lançamentos de produtos como o Xiaomi 13 Ultra são a única forma com que a Xiaomi poderá concorrer com outras grandes fabricantes de smartphones. “Trata-se de uma situação de vida ou morte” para a companhia.

Dinheiro “de verdade”

O site especializado GizmoChina repercutiu a informação com o comentário de que “o dinheiro de verdade” está no segmento premium, aquele dos telefones mais caros. A página tem razão, e o mesmo se repete aqui no Brasil: as fabricantes disputam espaço e atenção do cliente que topa pagar mais para ter um Galaxy S23, um iPhone 14 ou um Motorola Edge 40, entre outras opções à venda no mercado.

Slide que destaca as lentes na traseira de celular
Mix Fold 3 tem sistema fotográfico desenvolvido em conjunto com a Leica (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Atualmente, existe ainda a disputa pelo segmento de telefones dobráveis. A própria Xiaomi anunciou o Mix Fold 3 com formato que lembra o recém-apresentado Galaxy Z Fold 5. Aliás, o conjunto de câmeras deixou os analistas estrangeiros mais animados do que no produto da Samsung.

Inovação no topo da pirâmide

Na apresentação, Lei Jun ressaltou que a inovação ocorre principalmente no segmento premium. Novas tecnologias e ferramentas custam caro para serem desenvolvidas. Ela chegam primeiro aos aparelhos mais caros e, aos poucos, são implementadas nas categorias intermediária e básica.

A Xiaomi se tornou conhecida por oferecer celulares baratos, com um interessante custo-benefício quando levamos em consideração as tecnologias presentes nos aparelhos. Ao que tudo indica, o principal nome da marca fez uma concessão, no sentido de que daqui para frente algumas dessas tecnologias permanecerão mais tempo nos smartphones de ponta.

Com informações do GizmoChina

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados