cerberus

O Cerberus, meu aplicativo antirroubo preferido para Android, lançou um beta da versão 3.0, que estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. A atualização é uma das maiores que o Cerberus já recebeu e traz uma série de novidades, mas uma das mais interessantes é a possibilidade de impedir que o ladrão tenha acesso ao menu de desligamento do Android diretamente da tela de bloqueio.

Criminosos que roubam smartphones sabem que a possibilidade do proprietário estar usando um aplicativo que localize o aparelho é muito grande — na verdade, o próprio Google já oferece essa possibilidade nos Androids, por meio do Gerenciador de dispositivos Android. Portanto, a primeira coisa que os ladrões fazem, depois de te ameaçarem, é desligar o celular para não serem rastreados pelo GPS.

Entretanto, no Cerberus 3.0 beta, basta acessar as configurações do aplicativo e marcar a nova opção “Bloquear o menu de reinicialização”. Com isso, o botão liga/desliga não funcionará quando o aparelho estiver na tela de bloqueio; será necessário desbloqueá-lo para depois desligá-lo. Obviamente, a novidade será efetiva apenas se você usar uma senha no seu smartphone e o aparelho não possuir uma bateria removível.

Pelos meus testes, a ação de desligar o aparelho diretamente da tela de bloqueio não funcionou mesmo mantendo o botão liga/desliga e diminuir/aumentar volume pressionado por mais de dez segundos — uma das combinações usadas para desligar de maneira forçada um aparelho que não possua bateria removível. Ou seja, a proteção do Cerberus parece bem eficiente. No entanto, proprietários de alguns modelos de smartphones relatam que o desligamento forçado continua funcionando.

A nova versão do Cerberus traz várias outras novidades, como a interface baseada no Material Design (gravamos um podcast sobre a nova linguagem visual do Google!), a opção de acessar o terminal do aparelho online e um comando remoto para fazer backup dos seus dados para sua conta no Google Drive ou Dropbox — útil se você não tem mais esperanças de recuperar o aparelho e quiser apagar todas as informações.

Você pode baixar a versão beta do Cerberus 3.0 seguindo as orientações do post oficial no Google+. Para usar o aplicativo é necessário possuir cadastro no Cerberus; por 2,99 euros é possível adquirir uma conta vitalícia com suporte a até três dispositivos simultâneos.

Dica do leitor RS_66. Obrigado!

Leia | Esqueceu a senha do celular? Saiba como redefinir o aparelho para desbloquear o Android

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.