Dell abandona o tradicional nome XPS e anuncia novas linhas de notebook
Empresa terá linha Dell para uso pessoal, Dell Pro para profissionais e Dell Pro Max para desempenho máximo. Produtos chegam ao Brasil no 1º trimestre.
Empresa terá linha Dell para uso pessoal, Dell Pro para profissionais e Dell Pro Max para desempenho máximo. Produtos chegam ao Brasil no 1º trimestre.
A Dell fará uma mudança radical em seu portfólio de notebooks no ano de 2025. Nomes tradicionais de modelos de computadores, como Inspiron, XPS e Latitude, serão gradualmente descontinuados. No lugar deles, a empresa terá apenas três linhas, chamadas Dell, Dell Pro e Dell Pro Max.
Cada uma destas linhas têm uma finalidade específica:
As linhas também terão diferentes categorias de modelos, dos mais baratos aos mais avançados.
As duas nomenclaturas são combinadas. Os produtos Plus e Premium terão estes termos em seus nomes (Dell Pro 13 Premium, por exemplo), enquanto os modelos básicos serão identificados apenas pelo nome da linha e tamanho de tela (Dell Pro 14, por exemplo).
No evento realizado para apresentar a nova linha de notebooks, executivos da Dell disseram que a troca dos nomes atuais por Dell, Dell Pro e Dell Pro Max visa facilitar as escolhas dos consumidores.
“Ao longo de 40 anos, nós criamos oito diferentes categorias, então eles [consumidores] tinham que decidir entre elas e, depois, entre 12 diferentes palavras de categorias que usávamos”, explica Kevin Terwilliger, líder global de estratégia da Dell, em conversa com jornalistas. “Nós não tínhamos consistência, e descobrimos que era muito difícil para as pessoas identificarem o PC correto [para elas].”
E os consumidores saberão a diferença entre Dell, Dell Pro e Dell Pro Max? Em conversa com jornalistas, Terwilliger explicou que será feito um esforço de treinamento e preparação para as vendas, destacando as diferenças entre a linha Pro e a linha Dell, como durabilidade e suporte de longo prazo.
O objetivo direcionar quem quer um computador para uso pessoal para a linha Dell e quem precisa de uma máquina profissional para a linha Dell Pro, por exemplo.
Os notebooks da linha Dell Pro são voltados ao uso profissional, um espaço anteriormente ocupado por linhas como a Latitude. A Dell apresentou três modelos: Premium, Pro e básico, com suas respectivas fichas técnicas.
As duas versões (13 e 14) estarão disponíveis no Brasil no primeiro trimestre de 2025.
As versões 13, 14 e 14 2-em-1 estarão disponíveis no Brasil no primeiro trimestre de 2025.
Os três tamanhos do Dell Pro estarão disponíveis no Brasil no primeiro trimestre de 2025.
A Dell apresentou o notebook Dell Pro Max 14/16 e prometeu o lançamento das versões Plus e Premium ainda este ano. Além dele, a empresa lançou os desktops Dell Pro Max Micro, Slim e Tower T2.
Estas máquinas terão opções com Intel Core Ultra Série 2 e AMD Ryzen, além de placas gráficas profissionais. A Dell afirma que eles serão capazes de rodar tarefas como animação e renderização de vídeo, inferência de IA e ajustes de modelos de linguagem de larga escala (LLMs).
Por enquanto, não há fichas técnicas completas, mas a empresa apresentou alguns destaques do produto.
Voltados para usuários comuns, a linha Dell terá inicialmente processadores Intel Core Ultra Série 2, com opções da AMD e Qualcomm chegando ao longo do ano.
O primeiro modelo anunciado é o Dell 16 Plus. A empresa promete uma versão Premium em breve, que deve, nas suas palavras, dar “continuidade ao legado XPS”.
O jornalista viajou a Nova York (EUA) a convite da Dell