Depois da 99Moto, Uber Moto volta a funcionar em São Paulo

Após 99Moto enfrentar proibição da Prefeitura de São Paulo, Uber também decidiu retomar seu serviço de viagens de moto na capital paulista

Emerson Alecrim
• Atualizado hoje às 12:21
Resumo
  • Uber Moto retomou as operações em São Paulo, apesar da proibição da prefeitura.
  • A empresa argumenta que uma decisão judicial emitida na terça-feira (21/01) nega a liminar da prefeitura que solicitava a suspensão.
  • A Uber destaca que o serviço de moto é privado e regulamentado pela Lei Federal nº 13.640/2018, não competindo com o serviço de mototáxi, que é público.
  • A concorrente 99Moto voltou a operar na cidade em 14 de janeiro, apesar das críticas públicas do prefeito Ricardo Nunes.

Depois da 99 enfrentar a Prefeitura de São Paulo ao iniciar as operações do serviço 99Moto na capital paulista, chegou a vez da Uber tomar a mesma decisão. A companhia retomou as operações da modalidade Uber 99 na Cidade de São Paulo, começando pelos bairros que não fazem parte do centro expandido do município.

A modalidade Uber Moto funciona de modo similar aos serviços baseados em carros. O usuário deve informar no aplicativo do serviço pontos de origem e destino. Na sequência, basta selecionar a opção de moto entre as modalidades disponíveis para viagem.

A Uber tentou implementar o serviço de viagens por motos em São Paulo pela primeira vez em janeiro de 2023. Mas, devido a um embate com a Prefeitura de São Paulo, que não autoriza esse tipo de atividade, a modalidade foi suspensa no mesmo mês e seguia inoperante desde então.

Assim como 99, Uber decidiu enfrentar a prefeitura

A 99Moto está em operação na capital paulista desde 14 de janeiro de 2025. A prefeitura vem tentando impedir as operações do serviço com recursos judiciais e apreensões de motos. Como base para sustentar a proibição, o governo municipal alega que esse tipo de serviço é perigoso, dada a dinâmica do trânsito da cidade.

A 99 refuta essa argumentação afirmando que a adoção de uma série de medidas de segurança, inclusive de âmbito tecnológico, ajuda a prevenir acidentes. Ao Tecnoblog, a companhia informou que, no primeiro dia de atuação da 99Moto na capital paulista, mais de 10.000 viagens foram realizadas sem registro de problemas desse tipo.

Com a concorrente enfrentando a prefeitura, a Uber decidiu seguir pelo mesmo caminho. A companhia afirma que iniciou novamente as operações do Uber Moto na capital paulista, usando como base uma decisão judicial estabelecida na terça-feira (21/01) que nega uma liminar da Prefeitura de São Paulo para suspender esse tipo de serviço.

Além disso, a empresa afirma que o Uber Moto é um serviço privado, que “não se confunde com o mototáxi, que é um serviço público”. Com isso, a atividade passa a ser autorizada pela Lei Federal nº 13.640/2018, ainda de acordo com a Uber.

O Uber Moto é uma alternativa de mobilidade que está presente de Norte a Sul do Brasil e tem se estabelecido como alternativa em especial onde o transporte público é menos presente, principalmente nas regiões periféricas das cidades, com os preços em média 40% mais baixos do que o UberX.

Um dos seus principais usos é justamente no papel complementar ao serviço público: muitas viagens são a chamada última milha, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa ou vice-versa.

Laura Lequain, head de Uber Moto no Brasil

Vale destacar que a retomada do Uber Moto em São Paulo acontece em um momento em que o app da Uber para Android vem sendo criticado por apresentar instabilidades após ser atualizado. Apesar do número expressivo de queixas, a companhia informou ao Tecnoblog que esses problemas são pontuais e serão tratados individualmente.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.