Galaxy S21, Z Fold 3 e Z Flip 3 ganham Circule para Pesquisar na One UI 6.1

Samsung começa a liberar atualização para aparelhos de topo de linha lançados em 2021. Outras ferramentas da Galaxy AI não foram incluídas no update.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 foi lançado em 2021 e vai receber novo recurso de IA (Imagem: Paulo Higa / Tecnoblog)

A Samsung anunciou a atualização dos smartphones Galaxy S21, Z Fold 3 e Z Flip 3 para a One UI 6.1. Com ela, os aparelhos terão acesso à ferramenta Circule para Pesquisar, que facilita o uso do Google Lens. Ela pode ser usada para procurar roupas e acessórios em lojas, identificar pontos turísticos e saber mais sobre pratos, entre outras possibilidades.

O Circule para Pesquisar (ou Circle to Search, como é chamado em inglês) aparece ao tocar e segurar o botão Home. Depois disso, basta circular, rabiscar ou tocar a região da tela onde está a imagem que você quer procurar. O Google Lens identifica o item e faz a busca. Também dá para selecionar textos e até mesmo combinar duas formas de pesquisa, destacando uma imagem e fazendo uma pergunta sobre ela.

Tela de smartphone. Usuário vê uma foto de corn dog em uma rede social e circula. Após a busca, a pessoa digita "por que isto é tão popular?", em inglês.
Circle to Search pode combinar buscas em imagem e texto (Imagem: Divulgação / Google)

Segundo a empresa, o update para a One UI 6.1 será disponibilizado para as linhas Galaxy S21, Z Flip 3 e Z Fold 3 de maneira gradual a partir desta sexta-feira (24).

Ferramenta faz parte do Galaxy AI

O Circule para Pesquisar foi revelado pelo Google durante o lançamento do Galaxy S24. Ele também está presente nos outros modelos que receberam Galaxy AI, como S23, Z Fold 5, Z Flip 5, Tab S9, S22, Z Fold 4, Z Flip 4 e Tab S8. Fora da Samsung, as linhas Pixel 6 e 7, do Google, contam com a ferramenta.

Até o momento, este é o único recurso da Galaxy AI confirmado para o Galaxy S21, o Z Fold 3 e o Z Flip 3. Aparelhos mais recentes tiveram acesso ao conjunto completo ao receber a One UI 6.1, com ferramentas de edição de imagem, tradução simultânea e muito mais.

O anúncio confirma parcialmente a informação dada por um suposto funcionário da Samsung em um fórum da marca. Na publicação, ele havia dito que os aparelhos de topo de linha de 2021 receberiam apenas o Circule para Pesquisar e o Magic Rewrite — este último, porém, ficou de fora.

Com informações: Samsung

Receba mais sobre Galaxy S21 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados