Galaxy S23 será equipado com Snapdragon 8 Gen 2 mais rápido do mundo
Samsung e Qualcomm criaram parceria para lançar chip exclusivo para novos flagships da sul-coreana, Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy terá clock maior que modelo base
Samsung e Qualcomm criaram parceria para lançar chip exclusivo para novos flagships da sul-coreana, Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy terá clock maior que modelo base
A Qualcomm lançou um Snapdragon exclusivo para os smartphones Galaxy S23. O Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é uma evolução do Snapdragon 8 Gen 2, lançado no fim do ano passado. O novo chip da série Galaxy S23 será o mais rápido do mundo, com um clock de 3,36 GHz.
Não é apenas clock elevado o diferencial do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Os smartphones da fabricante sul-coreana serão os primeiros a usar o ISP cognitivo da Qualcomm para melhorar a qualidade das imagens das câmeras — sejam aquelas feitas pelas lentes selfies de 12 MP ou das lentes principais de até 200 MP. O ISP cognitivo (ISP é a sigla, em inglês, para processador de sinal de imagem) foi anunciado com o SD 8 Gen 2, mas nenhum smartphone usava a tecnologia.
Antes do lançamento da série Galaxy S23, leakers afirmavam que a Samsung utilizaria um Snapdragon 8 Gen 2 especial em seus smartphones, com clock maior do que a versão “básica”, lançada em novembro de 2022. Outro acerto dos vazamentos é o valor do clock: 3,36 GHz — contra 3,2 GHz do modelo padrão.
De acordo com a Qualcomm e a Samsung, a GPU Adreno usada pelo Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy recebeu uma melhoria de desempenho e eficiência energética. Segundo a sul-coreana, o aumento na performance da GPU é de 40% em relação ao Snapdragon 8 Gen 1. No anúncio do SD 8 Gen 2, a evolução apresentada foi de 25%.
Ainda no assunto jogos, os consumidores que optarem pelos smartphones Galaxy S23 usufruirão da tecnologia Snapdragon Gaming, que traz o ray tracing para os jogos mobile. Somado a essa funcionalidade, o chip traz suporte para as APIs Vulkan.
A fabricação desse chip será realizada pela própria Samsung. Mesmo sem usar o Exynos nos novos celulares, a sul-coreana continuará produzindo “em casa” todos os chips usados na linha Galaxy S23.
Com o Galaxy S23 Ultra chegando com uma lente de 200 MP, o chip precisa condizer com essa especificação. Ao usar o ISP cognitivo, o smartphone tem suporte para segmentação semântica em tempo real.
Essa ISP da Qualcomm apresenta na pré-visualização qual será o resultado da imagem, sem precisar esperar o pré-processamento. E melhor: a IA do Snapdragon 8 Gen 2 tem um desempenho rápido para identificar os elementos da imagem.
Por exemplo, ao tirar foto de uma praia, a IA reconhecerá sem demora, o que é mar e o que é areia, sabendo o que precisa ajustar e entregando uma imagem otimizada em menor tempo.