Galaxy S24 pode ter amplo foco em IA, sugere registro de marca

Pedidos de registros de marcas da Samsung na Europa indicam os possíveis recursos dos próximos celulares e até óculos de realidade virtual

Lupa Charleaux
Por
Linha Galaxy S23; versão Ultra (à esquerda) tem câmera de 200 MP (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Big tech sul-coreana pretende criar uma “experiência Galaxy IA” em 2024 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Os novos celulares premium Galaxy S24 podem ser dispositivos com recursos avançados de inteligência artificial generativa. É isso que indica os recentes pedidos de registros de marca feitos pela Samsung na Europa.

Conforme o Galaxy Club, a sul-coreana apresentou o registro dos termos “AI Phone” e “AI Smartphone” na União Europeia e Reino Unido. As documentações sem grandes detalhes foram enviadas para os órgãos responsáveis no último dia 24 de novembro.

Pedido de registro de marcas da Samsung para o termo "AI Smartphone" no Reino Unido
Samsung registra a marca “IA smartphone” no órgão de propriedades intelectuais do Reino Unido (Imagem: Reprodução/Intellectual Property Office)

Os pedidos de registros de marca reforçam informações divulgadas pela Samsung sobre a série Galaxy S24. Por exemplo, a sul-coreana confirmou que o Exynos 2400, possível chip dos telefones Galaxy S24 e S24+, poderá criar imagens a partir de textos usando IA.

Já o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, suposto chipset da variante Galaxy S24 Ultra, poderá executar grandes modelos de linguagem (LLMs) diretamente do dispositivo. Isso significa que o processador tem capacidade de realizar tarefas complexas de IA generativa.

Vale mencionar que a Samsung apresentou a IA Gauss no início de novembro deste ano. De acordo com as informações, a plataforma tem poder para trabalhar com textos, códigos e imagens. 

A ferramenta faz parte da estratégia da big tech para entregar a “experiência Galaxy IA” aos clientes. Ademais, rumores indicam que a série de recursos de IA pode estrear com os novos Galaxy S24 em janeiro de 2024.

Óculos de Realidade Mista Samsung HMD Odyssey+
Samsung pode voltar ao mercado de óculos VR em 2024 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Novos óculos de realidade mista da Samsung

O Galaxy Club também encontrou outros pedidos de registro de marcas e logotipos feitos pela Samsung. “Magic Pixel”, “Flex Magix” e “Flex Magic Pixel” são alguns dos termos vistos nas documentações enviadas pela empresa sul-coreana aos órgãos europeus.

Conforme as descrições, os registros estão relacionados à modelos óculos de realidade aumentada (óculos 3D, óculos inteligentes, headset de realidade virtual). Além disso, eles são citados como aplicações gerais para televisores e telas de celulares.

Em fevereiro deste ano, o presidente da divisão Mobile da Samsung TM Roh afirmou que a marca estava desenvolvendo um novo dispositivo de realidade mista. Conforme o executivo, o projeto apelidado internamente como Infinite terá a colaboração do Google e da Qualcomm.

Recentemente, a mídia sul-coreana sugeriu que os óculos de realidade mista da big tech estão previstos para chegar ao mercado no segundo semestre de 2024. Ademais, o acessório deve competir diretamente com o Meta Quest 3 e o Apple Vision Pro.

Com informações: Galaxy Club, SamMobile e WFCCTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados