Google cancela brincadeiras de 1º de abril pelo segundo ano

Assim como em 2020, o Google vai guardar as pegadinhas do Dia da Mentira para outra oportunidade

Ana Marques
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Logo do Google (Imagem: Mitchell Luo/Unsplash
Logo do Google (Imagem: Mitchell Luo/Unsplash)

Estamos chegando àquela data que aterroriza jornalistas em todo o mundo: 1º de abril, o Dia da Mentira. Mas assim como em 2020, o Google não vai pregar nenhuma peça com novidades inacreditáveis em 2021 – completamos um ano de pandemia e a internet já está repleta de fake news… Simplesmente não há muito clima para isso, por mais que outras empresas pensem o contrário.

A informação foi obtida por meio de um e-mail do Google enviado a funcionários no início de março, de acordo com o Insider. A mensagem afirma que a Big Tech iria “interromper as piadas” devido às dificuldades causadas pela COVID-19 ao longo do último ano.

“Ao longo do ano passado, fiquei tão inspirado pela utilidade de nossos produtos, programas e pessoas durante os tempos mais difíceis da humanidade. Fizemos isso com sensibilidade e empatia, refletindo a gama de experiências desafiadoras que tantos estão vivenciando globalmente. Como você deve se lembrar, no ano passado tomamos a decisão de interromper nossa longa tradição do Google de comemorar o Dia da Mentira, em respeito a todos aqueles que lutam contra o COVID-19. Devemos pausar novamente as piadas para o Dia da Mentira deste ano. Como fizemos no ano passado, devemos continuar a encontrar maneiras adequadas de trazer momentos de alegria para nossos usuários ao longo do ano” – vice-presidente de marketing global do Google, Marvin Chow.

O Dia da Mentira já rendeu boas histórias com o Google

O Dia da Mentira é “celebrado” com pegadinhas pelo Google desde, pelo menos, os anos 2000. As brincadeiras ficaram mais populares a partir de 2005, após o anúncio da bebida fictícia Google Gulp. De lá para cá, vimos planos de ida à Marte (o que hoje nem parece tão absurdo assim), recursos engraçadinhos no Google Maps e até um Google Tradutor para Animais.

No ano passado, Lorraine Twohill, líder de marketing da companhia, fez questão de destacar que planejava “deixar as brincadeiras para o próximo mês de abril (2021)” com a esperança de que seriam “mais brilhantes” que as de 2020.

Infelizmente, ainda estamos vivendo tempos bem difíceis.

Leia | Quem está por trás dos Doodles do Google?

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.