Google deixa escapar que Android 15 será lançado em outubro

Aviso para integrantes do beta do Android 15 informa que usuários poderão migrar definitivamente para o sistema operacional em outubro

Felipe Freitas
Por
Android
Ferramenta do Google permite que devs testem apps em celulares de forma remota (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google deixou escapar no beta do Android 15 que a nova versão do sistema operacional será lançado em outubro. A informação foi publicada na tela de saída do beta, que reverte a instalação do celular para o Android 14. A mensagem diz que os usuários devem aguardar até outubro pela versão estável do Android 15.

Em fevereiro, quando anunciou o início do programa de testes do Android 15, o Google não apresentou uma previsão para o lançamento do sistema operacional. O cronograma apenas informava a meta de atingir a estabilidade da plataforma a partir de junho, com o lançamento após julho.

Android 15 chegando novamente em outubro

(Imagem: Reprodução/Android Authority)
Aviso no beta do Android 15 confirma que versão definitiva do sistema operacional será lançada em outubro (Imagem: Reprodução/Android Authority)

Pelo segundo ano seguido, a versão estável do Android chegará em outubro. O Android 14 foi liberado no mesmo mês. Já o Android 13 chegou aos celulares em agosto de 2022 — uma fuga do padrão do Google, que pouca vezes conseguiu lançar as novas versões do SO nas datas planejadas.

Antes do vazamento dessa imagem do beta do Android 15, o site Android Authority havia publicado que o sistema operacional tem lançamento previsto para a metade de outubro. Como acontece há anos, os celulares Google Pixel serão os primeiros a receber a versão estável do SO.

Novidades do Android 15

Tela mostrando que fluxo das passkeys passou de dois passos para apenas um
Usuário poderá acessar passkey com apenas um passo (Imagem: Reprodução/Android Developers Blog)

O Android 15 está focando em atualizações para a segurança do aparelho. O Google melhorou o login por passkeys, cortando uma etapa do acesso e já abrindo a função de identificação biométrica ou a opção de PIN do aparelho.

A big tech também desenvolveu a opção de pastas seguras para apps. Um recurso similar já existia na One UI e foi anunciada pela Apple, mas faltava uma versão nativa no Android. Com essa ferramenta, os usuários poderão esconder aplicativos e acessá-los apenas por senha ou biometria.

O Android 15 também poderá rastrear celulares desligados. Porém, este recurso dependerá da tecnologia Bluetooth do smartphone. Assim, modelos mais baratos podem ficar sem essa funcionalidade.

Com informações: Android Authority e Android Police

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.