Google anuncia modo anônimo para Maps e outras funções de privacidade
Empresa também anunciou recursos de privacidade para YouTube e Google Assistente
Empresa também anunciou recursos de privacidade para YouTube e Google Assistente
Privacidade e Google são duas palavras que parecem não combinar, mas a companhia vem tentando mudar essa percepção: nesta quarta-feira (2), a empresa anunciou um modo anônimo para o Google Maps, além de novas funções de privacidade para o YouTube e o Google Assistente.
Comecemos pelo Google Maps. Ao ativar o modo anônimo da ferramenta — recurso anunciado pela companhia em maio —, as suas atividades no serviço, como locais pesquisados, não serão registradas em sua conta. Por causa disso, esses dados também não serão usados para personalizar a sua experiência no Maps.
Ativar o recurso é simples: no aplicativo do Google Maps para Android ou iOS, basta tocar no ícone do seu perfil à direita da barra de pesquisa e escolher a opção do modo anônimo.
No YouTube, a novidade fica por conta da opção de limpeza automática do histórico de atividades, que incluem vídeos assistidos e termos pesquisados na plataforma.
A partir de agora, você pode configurar o YouTube para apagar esses dados automaticamente após três ou 18 meses. Se preferir, você pode simplesmente manter essa opção configurada como manual — o histórico só será apagado quando você executar essa ação.
Quanto ao Google Assistente, a novidade está na possibilidade de dar comandos de voz para apagar perguntas recentes feitas ao serviço. Para isso, você pode dizer ao Google Assistente frases como “Ei Google, apague a última coisa que eu te disse” ou “Ei Google, delete tudo o que eu te disse nesta semana”.
Os dados em questão serão apagados imediatamente, exceto se você pedir para conversas realizadas há mais de uma semana serem eliminadas. Nessa circunstância, o Google Assistente abrirá uma página de configuração para que você possa executar o procedimento por ali.
A navegação anônima do Google Maps será disponibilizada no Android ainda neste mês e chegará ao iOS um pouco mais tarde. Já a função de limpeza automática de histórico do YouTube será disponibilizada para todos os usuários em breve.
Com relação ao Google Assistente, a companhia afirma que os novos comandos começarão a funcionar na próxima semana, mas somente em inglês. Outros idiomas terão suporte ao novo recurso a partir do próximo mês.
Vale lembrar que, também nesta quarta-feira (2), o Google anunciou uma função que te avisa quando a sua senha vazar.
Leia | Como limpar o histórico de navegação do Google Chrome no PC ou celular