Google Tradutor ganha suporte para mais 110 idiomas

Com atualização mais recente, Google Tradutor passa a suportar quase 250 idiomas; expansão foi executada com ajuda da inteligência artificial

Emerson Alecrim
Por
Ilustração com o logotipo do Google Tradutor
Google Tradutor ganha suporte para mais 110 idiomas (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google Tradutor (ou Google Translate) recebeu a maior atualização de sua história: o serviço ganhou suporte a 110 novos idiomas, o que faz o total de línguas compatíveis chegar a 243. Tamanha expansão é mérito da inteligência artificial (IA).

De acordo com a companhia, o modelo de linguagem PaLM 2 foi usado para fazer o Google Tradutor “aprender” os novos idiomas. A tecnologia ajudou o serviço a absorver principalmente línguas relacionadas entre si, ou seja, que têm origens ou vocabulários em comum.

De idiomas pouco a muito falados

A expansão inclui idiomas falados por pequenas comunidades indígenas, alguns dos quais com poucos falantes nativos atualmente. O Google Tradutor pode ajudar a evitar que essas línguas sejam extintas, portanto.

Mas a expansão também inclui idiomas falados por milhões de pessoas, a exemplo do cantonês, tido como o dialeto mais usado na China depois do mandarim.

O cantonês é uma das línguas que o Google mais recebeu solicitações para serem incluídas no Tradutor, conta a companhia no anúncio oficial.

Contudo, o Google destaca que a expansão envolve principalmente idiomas da África. Um quarto deles vem da região. Entre as línguas africanas agora suportadas pelo serviço estão: fon, kikongo, luo, ga, swati, venda e wolof.

O Google Tradutor em ação (imagem: reprodução/Google)
O Google Tradutor em ação (imagem: reprodução/Google)

Vem mais idiomas por aí

A inclusão de idiomas no Tradutor não é tarefa fácil. O Google explica que fatores como variações regionais, padrões de grafia e dialetos distintos fazem não ser possível para a empresa definir a variedade “certa” para incluir no serviço.

Nesse sentido, o Google afirma que “nossa abordagem tem sido a de priorizar as variedades mais comumente usadas de cada idioma”, dando como exemplo o romani, que tem muitos dialetos na Europa.

Com a ajuda da inteligência artificial, a companhia promete continuar incluindo idiomas no Google Tradutor, como a empresa explica no trecho abaixo, traduzido do inglês para o português por meio da própria ferramenta:

À medida que a tecnologia avança, e à medida que continuamos a fazer parcerias com linguistas especialistas e falantes nativos, ofereceremos suporte a ainda mais variedades de idiomas e convenções de ortografia ao longo do tempo.

Relacionados