HMD Skyline é um celular que lembra o clássico Lumia 920

Intermediário HMD Skyline vem com Android 14, mas visual do aparelho remete aos clássicos celulares Nokia Lumia com Windows Phone

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 dias
HMD Skyline (imagem original: reprodução/HMD)
HMD Skyline (imagem original: reprodução/HMD)

Nostalgia vende. Talvez seja por isso que a HMD Global lançou um celular que é a cara do Nokia Lumia 920. É claro que o HMD Skyline, como é chamado, não traz o Windows Phone. O seu sistema operacional é o Android 14. E ele vem acompanhado de um recurso inusitado: o Modo Detox.

As semelhanças com o Lumia 920 (e outros celulares antigos da Nokia) dizem respeito principalmente à parte frontal. O HMD Skyline tem uma tela com cantos arredondados que é muito parecida com o visor do antigo smartphone com Windows Phone.

Trata-se de um painel pOLED de 6,55 polegadas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 144 Hz.

O novo celular também traz laterais curvadas, outra característica notável da linha Lumia. Só a traseira é diferente. No Skyline, a HMD preferiu um módulo de câmeras alinhado à esquerda. No Lumia 920, a câmera traseira é centralizada. Mesmo assim, é impossível não lembrar da linha da Nokia ao olhar para a novidade.

Para fins de comparação, o clássico Lumia 920 (imagem: divulgação/Nokia)
Para fins de comparação, o clássico Lumia 920 (imagem: divulgação/Nokia)

HMD Skyline é um intermediário com reparo fácil

O HMD Skyline é um smartphone de categoria intermediária premium. No comando dele está um chip Snapdragon 7s Gen 2 acompanhado de até 12 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento.

Há um trio de câmeras na traseira. A principal tem 108 megapixels e OIS. Ela é complementada com uma câmera ultrawide de 13 megapixels, além de uma teleobjetiva de 50 megapixels e zoom óptico de 4x.

Já a bateria tem 4.600 mAh. Há suporte para recarga rápida de 33 W, além de carregamento por indução.

Um detalhe curioso sobre o hardware é a promessa de reparo fácil. A HMD fechou uma parceria com a iFixit para vender kits que facilitam a troca da tela ou do painel traseiro, por exemplo.

HMD Skyline tem promessa de reparo fácil (imagem: reprodução/HMD)
HMD Skyline tem promessa de reparo fácil (imagem: reprodução/HMD)

O inusitado Modo Detox

O HMD Skyline sai de fábrica com o Android 14. A fabricante promete pelo menos dois anos de atualizações de sistema e três anos de updates de segurança.

Mas, no aspecto do software, o que mais chama a atenção é o Modo Detox (Detox Mode). Trata-se de uma função a ser liberada em agosto que promete ajudar o usuário a evitar o uso exagerado do celular.

Quando ativado, o Modo Detox torna os aplicativos de redes sociais temporariamente ocultos. A função poderá ser ativada manualmente ou programada para funcionar em horários específicos.

Disponibilidade e preço

O HMD Skyline já começou a ser vendido na Europa e deve chegar aos Estados Unidos em agosto. Neste último mercado, os preços devem começar em US$ 499.

Não há previsão para vendas oficiais no Brasil. Para mim, é uma pena. Até hoje eu considero o design dos celulares Lumia bonito. Seria interessante ter algo atual que remete à linha, mesmo que baseado no Android.

Traseira do HMD Skyline (imagem: reprodução/HMD)
Traseira do HMD Skyline (imagem: reprodução/HMD)

Especificações do HMD Skyline

  • Tela: pOLED, 6,55 polegadas, 2400×1080 pixels, 144 Hz, 20:9, brilho de 1.000 nits no pico, Gorilla Glass 3
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2
  • RAM: 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento: 128 GB ou 256 GB expansíveis com microSD de até 512 GB
  • Câmeras traseiras: 108 + 13 + 50 megapixels
  • Câmera frontal: 50 megapixels
  • Bateria: 4.600 mAh
  • Conectividade: 2G, 3G, 4G, 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, GPS/A-GPS, Galileo L1/L5, Glonass, BDS, USB-C
  • Outros: leitor de impressões digitais, botão programável, certificação IP54, cores Twisted Black e Neon Pink
  • Sistema operacional: Android 14

Relacionados