Instagram e Threads passam por instabilidade nesta quinta-feira

Redes sociais da Meta não atualizavam os feed para os usuários; relatos sobre o problema surgiram durante a manhã e aparenta estar resolvido

Felipe Freitas
Por
Instagram fora do ar
Instagram passou por instabilidade nesta quinta-feira, Threads também apresentou problemas (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Instagram e o Threads, redes sociais da Meta, passaram por uma instabilidade na manhã desta quinta-feira (2). Os relatos de problemas no Instagram começaram por volta das 9h46 e tiveram um pico a partir das 10h41 — de acordo com o gráfico do Downdetector. O serviço das redes sociais aparentam estar funcionando normalmente desde as 11h11.

No X/Twitter, há relatos sobre a queda do Instagram em diferentes idiomas, o que indica que o problema não foi exclusivo no Brasil. O Threads também sofreu com instabilidade em sua operação nesta manhã. Isso provavelmente não é uma coincidência, visto que o microblogging da Meta é praticamente uma extensão do Instagram, compartilhando diversos serviços e configurações.

Instagram e Threads fora do ar

Gráfico do Downdetector mostra pico de reclamações a partir das 10h (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Gráfico do Downdetector mostra pico de reclamações a partir das 10h — e uma subida na noite de quarta-feira (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Durante o período de instabilidade, as duas redes sociais não carregavam o conteúdo dos feed — nem mesmo permitiam atualizá-lo. A tela do Instagram mostrava o aviso de que houve um erro e não foi possível carregar a página. Já no Threads, a tela inicial mostrava continuamente a animação de carregamento.

No momento em que essa notícia é publicada, as duas redes parecem estar funcionando normalmente. Contudo, não estranhe se o serviço continuar apresentando algum problema por mais alguns minutos (ou horas).

Pelo que o Tecnoblog apurou, o Facebook e o WhatsApp não tiveram nenhuma instabilidade nesta manhã. Entramos em contato com a assessoria da Meta no Brasil para saber mais sobre o caso e quais países foram afetados. A notícia será atualizada com assim que as respostas forem enviadas.

Instagram passou por instabilidade antes de estreia do Threads

Em 5 de julho deste ano, o Instagram ficou fora do ar para alguns usuários. A data antecedeu o lançamento do Threads. Com esta queda de hoje, temos a confirmação que a alta integração entre as duas plataformas pode prejudicar o funcionamento das duas redes sociais ao mesmo tempo.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados