Instagram, Nubank e TikTok aumentam presença na tela inicial do celular

Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostra quais aplicativos mais apareceram na home screen dos celulares no Brasil

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativos na Tela Inicial do iPhone (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Aplicativos na Tela Inicial do iPhone (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O Instagram aumentou sua presença na tela inicial de celulares dos brasileiros em 2020. O aplicativo ultrapassou o Facebook e ocupa a vice-liderança do ranking, ficando atrás apenas do WhatsApp. Além disso, Nubank e TikTok também mostraram crescimento expressivo, melhorando suas posições na lista. As informações são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

TikTok teve o maior crescimento e Uber a maior queda

Uma verdadeira febre entre o público adolescente, o TikTok não estava presente no ranking em 2019, mas agora ocupa o 13º lugar – participando da home screen de 8% dos entrevistados.

Já a Uber sofreu com os efeitos da pandemia da COVID-19 e do isolamento social. Seu aplicativo de corridas caiu da quarta posição do ranking para a sexta, registrando presença em 12% das telas iniciais (contra 17% no último ano).

ranking de apps 2020

Apps que aparecem na tela inicial de celulares (Imagem: Reprodução/Mobile Time/Opinion Box)

Aplicativos financeiros ganharam popularidade

De acordo com o radar de popularidade da pesquisa, apps de bancos e carteiras digitais, como o Nubank, Mercado Pago, Inter e PicPay, conquistaram mais pontos com os brasileiros.

O app Caixa TEM, utilizado para o depósito do auxílio e FGTS emergencial em decorrência do novo coronavírus, ficou em 23º lugar, presente em 6% das telas iniciais dos smartphones.

Novidades do radar de popularidade

O jogo mobile Among Us entrou para o radar em 2020 – o que não é surpresa para quem acompanhou as notícias recentes sobre o game: o título foi o mais buscado no Google Brasil este ano. Ainda assim, Free Fire continua na liderança como o jogo para celular mais popular do país.

Radar de popularidade

Radar de popularidade de aplicativos (Imagem: Reprodução/Mobile Time/Opinion Box)

Algo curioso foi a estreia do app Snaptube no radar – o primeiro que não é distribuído pela App Store ou Play Store a entrar na lista. O aplicativo permite baixar músicas e vídeos do YouTube, Facebook e Instagram, entre outras redes.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.003 brasileiros entre os dias 6 e 23 de novembro de 2020. Como critério, todos os participantes deveriam ter acesso à Internet e possuir smartphone.

Com informações: Mobile Time

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados