Instagram, Nubank e TikTok aumentam presença na tela inicial do celular
Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostra quais aplicativos mais apareceram na home screen dos celulares no Brasil
Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostra quais aplicativos mais apareceram na home screen dos celulares no Brasil
O Instagram aumentou sua presença na tela inicial de celulares dos brasileiros em 2020. O aplicativo ultrapassou o Facebook e ocupa a vice-liderança do ranking, ficando atrás apenas do WhatsApp. Além disso, Nubank e TikTok também mostraram crescimento expressivo, melhorando suas posições na lista. As informações são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Uma verdadeira febre entre o público adolescente, o TikTok não estava presente no ranking em 2019, mas agora ocupa o 13º lugar – participando da home screen de 8% dos entrevistados.
Já a Uber sofreu com os efeitos da pandemia da COVID-19 e do isolamento social. Seu aplicativo de corridas caiu da quarta posição do ranking para a sexta, registrando presença em 12% das telas iniciais (contra 17% no último ano).
De acordo com o radar de popularidade da pesquisa, apps de bancos e carteiras digitais, como o Nubank, Mercado Pago, Inter e PicPay, conquistaram mais pontos com os brasileiros.
O app Caixa TEM, utilizado para o depósito do auxílio e FGTS emergencial em decorrência do novo coronavírus, ficou em 23º lugar, presente em 6% das telas iniciais dos smartphones.
O jogo mobile Among Us entrou para o radar em 2020 – o que não é surpresa para quem acompanhou as notícias recentes sobre o game: o título foi o mais buscado no Google Brasil este ano. Ainda assim, Free Fire continua na liderança como o jogo para celular mais popular do país.
Algo curioso foi a estreia do app Snaptube no radar – o primeiro que não é distribuído pela App Store ou Play Store a entrar na lista. O aplicativo permite baixar músicas e vídeos do YouTube, Facebook e Instagram, entre outras redes.
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.003 brasileiros entre os dias 6 e 23 de novembro de 2020. Como critério, todos os participantes deveriam ter acesso à Internet e possuir smartphone.
Com informações: Mobile Time