Intel dará 2 anos extras de garantia a chips Core de 13ª e 14ª gerações

Garantia adicional de dois anos será válida para chips Intel Core de desktops suscetíveis à falha que causa instabilidade no computador

Emerson Alecrim
Por
Intel Core de 12ª geração, lançado em 2021, tinha chips com clock acima de 5 GHz (Imagem: Divulgação/Intel)
Intel dará 2 anos extras de garantia a chips de Core 13ª e 14ª gerações (imagem ilustrativa: divulgação/Intel)

No capítulo mais recente do drama envolvendo a falha em chips Core de 13ª e 14ª gerações para desktops, a Intel anunciou a extensão da garantia dessas linhas. É uma decisão coerente, pois não há solução para os processadores já afetados. Essas unidades precisam ser trocadas.

Desajuste na tensão do chip

A falha faz o computador ficar instável, levando a travamentos ou reinicializações, ou causando a terrível tela azul. Os primeiros relatos do problema surgiram no final de 2022 e, desde então, as queixas relacionadas ao assunto não pararam de crescer.

Somente em julho de 2024 a Intel reconheceu a existência da falha e apontou a sua causa: “um algoritmo de microcódigo que resulta em solicitações de tensão incorretas ao processador”.

A Intel prometeu liberar uma atualização de microcódigo que previne o problema. A previsão é a de que essa solução seja enviada a fabricantes de placas-mãe neste mês de agosto, cabendo a essas empresas distribuí-la a seus clientes por meio de atualizações de BIOS, por exemplo.

Os processadores que já apresentam problema não têm correção, no entanto. Quem tem um chip afetado deve entrar em contato com o suporte da Intel para solicitar a troca.

Caixa do Core i9-13900KS (imagem: divulgação/Intel)
Caixa do Core i9-13900KS de 13ª geração (imagem: divulgação/Intel)

Chips Core com garantia de dois anos

Outra medida anunciada pela Intel, esta neste início de agosto, é a disponibilização de dois anos de garantia adicionais para os processadores Core de 13ª e 14ª gerações.

A Intel prometeu liberar mais detalhes sobre a garantia estendida nos próximos dias. Mas, normalmente, os processadores da companhia vendidos no varejo têm garantia de três anos. Isso sugere que as unidades contempladas terão garantia pelo período total de cinco anos.

Trata-se de uma medida que deve trazer algum alívio para usuários que têm um chip suscetível ao problema. A Intel já vem trocando as unidades afetadas de clientes que entram em contato com o seu serviço de suporte. Mas ainda não está claro se a falha terá outras implicações no médio ou longo prazo, daí o fato de a garantia extra ser bem-vinda.

Os detalhes que a Intel promete liberar em breve devem incluir uma lista dos modelos que terão a garantia estendida. Não é difícil presumir quais serão eles. A própria companhia confirmou que a falha pode afetar qualquer modelo Core de 13/14ª que trabalhe com 65 W ou mais.

Intel em fase ruim

A falha nos chips Core não é o único problema atual da Intel. A companhia fechou o segundo trimestre de 2024 com prejuízo de US$ 1,6 bilhão. Essa situação fez a Intel anunciar a demissão de 15.000 funcionários, além de outras medidas para otimizar as suas operações.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.