Intel segue enfrentando falhas em processadores de 13ª e 14ª gerações

Problemas com processadores da Intel está levando empresas a adotarem chips AMD para seus servidores. Gamers também sofrem com problemas

Felipe Freitas

Mais relatos de problemas envolvendo processadores Intel de 13ª e 14ª Geração estão surgindo nos últimos dias. A Alderon Games e Digital Extremes, duas desenvolvedoras de jogos, se pronunciaram sobre as falhas causadas pelos CPUs da marca. No caso da Digital Extremes, ela chegou a divulgar um gráfico mostrando quais processadores lideram a lista de relatório de erros do seu jogo Warframe.

No fórum do game, um funcionário compartilhou o resultado da pesquisa sobre os crashes do jogo envolvendo o nvgpucomp64.dll. Como você pode ver na imagem abaixo, praticamente todos os erros são de PCs com um Intel Core 13ª Geração ou 14ª Geração — e a maioria dos chips são da série i9.

(Imagem: Divulgação/Warframe)
Gráfico divulgado pelo Warframe mostra os processadores que mais se envolveram em falhas nos últimos meses (Imagem: Divulgação/Warframe)

No caso do Warframe, o problema parece estar resolvido. A recomendação da equipe é atualizar a BIOS se o crash envolve a nvgpucomp64.dll. O mais maluco disso é que a Intel já declarou que o último update de BIOS não resolve a instabilidade no driver gráfico do CPU.

Falha pode corromper memória e armazenamento

A Alderon Games, criadora do MMORPG de dinossauros Path of Titans, também comentou sobre problemas envolvendo os Intel Core de 13ª e 14ª geração. Em uma nota publicada em seu site e assinada pelo seu fundador, Mattheu Cassells, a empresa relata que as falhas com os processadores podem corromper o SSD e a memória do PC — isso foi descoberto em equipamentos usados pelos devs.

Para resolver o problema, a Alderon Games informou que está migrando seus servidores para processadores AMD. A empresa também recomenda que jogadores que hospedam servidores de Path of Titans não utilizem os processadores Intel Core 13th Gen e 14th Gen.

O youtuber Wendell, do canal Level1Techs, fez uma investigação sobre o caso. Ele conversou com funcionários da RAD Games responsável pelo Oodle, ferramenta de compressão. De 1.584 erros de descompressão registrados em 90 dias, 1.431 eram de CPUs Intel de 13ª ou 14ª geração.

Wendell também conversou com uma empresa provedora de datacenter. A provedora explicou que subiu os preços dos servidores com processadores Intel 13th Gen e 14th Gen devido ao aumento de trabalho de suporte.

O problema, na teoria, deveria afetar mais a Intel. Porém, um desenvolver contou a Wendell que ele deve ter uma perda de US$ 100 mil por causa disso. Mesmo que a culpa seja no hardware, o jogador tende a culpar o jogo pelas falhas.

Afinal, ele gasta uma grana para montar um computador potente. Se o jogo crasha ou dá tela azul (como aconteceu em alguns relatos), o primeiro suspeito é o game. E nesta situação ocorre o seguinte cenário:

Os devs analisam os relatórios de erros — lembrando que não são todos os jogos capazes de gerar relatórios em casos de tela azul, o que diminui o escopo da investigação. A empresa quebra a cabeça buscando o código problemático. A investigação demora já que é uma falha no hardware. O jogador se frustra por não ter uma solução e acaba parando de jogar.

Até o momento, a Intel não se aprofundou na explicação do problema — o que prejudica a situação. Relatos das falhas existem pelo menos desde abril.

Com informações: VideoCardz e The Verge (1 e 2)

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.