Microsoft vai aumentar exigências de segurança no Outlook e Hotmail
Serviço de e-mail pessoal da Microsoft deixará de suportar Autenticação Básica; companhia também descontinuará suporte ao Gmail no Outlook web
Serviço de e-mail pessoal da Microsoft deixará de suportar Autenticação Básica; companhia também descontinuará suporte ao Gmail no Outlook web
Se você tem um e-mail @outlook.com, @hotmail.com, @live.com ou @msn.com, atenção: a partir de 16 de setembro de 2024, a Microsoft não permitirá o uso de Autenticação Básica no serviço. Isso significa que não será mais possível fazer login no e-mail usando o velho sistema que pede apenas nome de usuário e senha.
A partir da referida data, todas as contas nos serviços de e-mail pessoal da Microsoft exigirão login no que a companhia chama de Autenticação Moderna. Essa tecnologia adiciona recursos de segurança que diminuem o risco de a conta de e-mail ser acessada indevidamente por terceiros.
De acordo com a Microsoft, a Autenticação Moderna inclui processos e tokens de backend que adicionam uma camada extra de segurança, mas que nem sempre são visíveis ao usuário. Porém, poderá haver situações em que o processo de login pedirá permissão para acessar determinados recursos ou informações extras para completar o procedimento.
Para quem acessa um e-mail na Microsoft usando o serviço Outlook.com, pouco ou nada muda, pois a versão web do serviço já suporta a Autenticação Moderna. Mas, se o usuário faz acesso por meio de clientes de e-mail, precisa se certificar de que a ferramenta é compatível com o novo sistema de login.
Os aplicativos atuais do Outlook para Windows, Android, iOS e macOS são compatíveis com o Autenticação Moderna, sem nenhuma surpresa. O mesmo vale para os clientes Apple Mail e Thunderbird, conta a Microsoft.
Em 2023, a Microsoft lançou a nova versão do aplicativo do Outlook para Windows. Por causa disso, as ferramentas Mail e Calendar (Calendário) do sistema operacional só serão suportadas pela companhia até o fim de 2024, cabendo ao usuário que ainda as utiliza migrar para o novo Outlook, que é mais seguro.
A Microsoft informou que também descontinuará o suporte à versão “light” do Outlook Web App, que funciona em navegadores antigos. Essa medida valerá a partir de 19 de agosto de 2024. Depois dessa data, quem tem um navegador antigo deverá acessar o serviço Outlook.com “normal”, que requer um dos seguintes browsers:
Você não leu errado. Em 2019, a Microsoft passou a permitir que uma conta do Gmail fosse acessada no Outlook.com como uma espécie de e-mail secundário. Esse recurso deixará de funcionar a partir de 30 de junho de 2024.
Contudo, o Gmail continuará sendo suportado nos aplicativos do Outlook para Windows e Mac, ressalta a companhia.
Leia | Como configurar uma conta do Gmail no Microsoft Outlook