Não é só a Qualcomm: Nvidia também deve lançar chips Arm para PCs

Nvidia pode lançar chip de tecnologia Arm com CPUs Cortex-X5 e gráficos Blackwell para disputar espaço no segmento de AI PC

Emerson Alecrim

A Qualcomm chamou a atenção nos últimos dias graças aos anúncios dos primeiros notebooks baseados no chip Snapdragon X Elite. Mas esse protagonismo pode não durar muito. São fortes os rumores de que a Nvidia também lançará chips com arquitetura Arm e alto desempenho direcionados a PCs.

Esse seria um movimento interessante, afinal, a Nvidia já tem forte presença no mercado de PCs, mas como fornecedora de chips gráficos. Quem não conhece a família de GPUs GeForce? Dado o foco nesse segmento, a companhia nunca foi um incômodo para a Intel, líder na venda de CPUs para desktops e notebooks Windows.

Núcleos Cortex-X5 e gráficos Blackwell

Mas burburinhos de que a Nvidia planeja lançar SoCs que combinam CPU e GPU para PCs circulam há algum tempo. Essa possibilidade ganhou força nos últimos dias com os rumores de essa primeira leva de chips poderá vir com núcleos de CPU Arm Blackhawk, além de GPUs Blackwell, da própria Nvidia.

Blackhawk é o codinome do que pode vir a ser o Cortex-X5, núcleo de CPU que estaria sendo desenvolvido pela Arm para a próxima geração de smartphones. Esse núcleo teria tanto desempenho que poderia também ser direcionado a laptops. É neste ponto que a Nvidia aparece na história.

Se os tais rumores estiverem certos, A Nvidia vai equipar o seu futuro SoC com núcleos Blackhawk, GPU Blackhawk (também uma arquitetura de alto desempenho, mas para gráficos) e suporte a memórias LPDDR6. É de se imaginar que esse chip também terá NPU para viabilizar a execução local de tarefas de inteligência artificial.

GPU Blackwell (imagem: divulgação/Nvidia)
GPU Blackwell (imagem: divulgação/Nvidia)

Esse chip vem mesmo?

Tudo ainda está no campo dos rumores, mas há boas chances de que a Nvidia lance esse chip. Ou uma família de chips, se considerarmos que ela pode direcionar esforços para PCs com diferentes níveis de desempenho.

Um dos sinais que favorecem essa possibilidade veio de Michael Dell. Em entrevista à Bloomberg, o CEO da Dell deu a entender que o SoC da Nvidia para PCs deve ser lançado em 2025 para tirar proveito da onda do AI PC (computadores pessoais com recursos focados em inteligência artificial).

Jensen Huang e Michael Dell (imagem: divulgação/Nvidia)
Jensen Huang e Michael Dell (imagem: divulgação/Nvidia)

Também para a Bloomberg, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, comentou que a companhia tem mesmo planos para PCs com IA, embora não tenha comentado sobre chips para esse mercado.

De todo modo, não seria um terreno inexplorado para a Nvidia. A companhia já desenvolve SoCs, a exemplo do chip Tegra X1 que equipa o Nintendo Switch. Como destaca o VideoCardz, a diferença aqui está em oferecer uma tecnologia de última geração, coisa que o console da Nintendo não exige.

Eu espero que esse chip seja mesmo lançado. E que seja o primeiro de muitos. Vai ser interessante ver Intel, AMD, Qualcomm e Nvidia como concorrentes no mercado de PCs, ainda que essa rivalidade se limite ao recém-anunciado segmento Copilot+.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.