OnePlus diz que “não é tão importante” dar 7 anos de atualização de Android

Presidente afirma que update não garante que experiência de usuário será boa. OnePlus oferece quatro anos de atualizações de Android.

Giovanni Santa Rosa

Kinder Liu, presidente da OnePlus, diz que a política de dar sete anos de atualização do Android “não é tão importante”. Para ele, os updates não garantem que a experiência do usuário será a mesma. A OnePlus oferece quatro anos de atualizações, menos que Google e Samsung, que prometem sete anos.

Em entrevista ao site Tom’s Guide, Liu argumenta que dar mais anos de atualização de software não são o suficiente, porque o que importa é, nas palavras dele, a “fluidez da experiência do usuário”.

O presidente da OnePlus usa uma metáfora: o smartphone é como um sanduíche, o sistema operacional é o recheio e a experiência do usuário é o pão. Mesmo que o recheio dure sete anos, o pão pode ficar mofado antes disso. Ou seja, se a experiência do smartphone “estragar” antes, o sistema atualizado não vai fazer diferença.

A OnePlus não está presente de modo oficial no Brasil. A marca pertence à Oppo, que é uma das cinco maiores empresas do mundo em vendas de smartphones.

OnePlus não segue Samsung e Google

Atualmente, a OnePlus oferece quatro anos de atualizações de Android e cinco anos de atualizações de segurança para o OnePlus Open e o OnePlus 12. Enquanto isso, o Google prometeu sete anos de updates para o Pixel 8, e a Samsung seguiu este movimento no Galaxy S24 — vale dizer que a sul-coreana já tinha uma política de atualizações bastante sólida.

Três smartphones em suportes de acrílico sobre uma mesa com vasos e plantas decorativas
Linha Galaxy S24 receberá atualizações até Android 21 (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Portanto, vale considerar que as declarações de Liu são uma forma de defender a opção da OnePlus. Mesmo assim, a questão da experiência do usuário realmente existe — e afeta até outros sistemas. As últimas atualizações do iOS, por exemplo, chegaram a iPhones lançados há cinco anos. Apesar disso, nem todos os recursos foram disponibilizados para os aparelhos antigos, e sempre há relatos de que o update deixou estes modelos mais lentos.

Como lembra o 9to5Google, não é a primeira vez que a marca não adere a um movimento da concorrência. A marca até hoje não coloca carregamento sem fio em todos os seus modelos — o OnePlus 12, de 2024, tem, mas o OnePlus 11 e o OnePlus Open, de 2023, não contam com essa opção. A empresa diz que o recurso é desnecessário, já que os aparelhos contam com recarga rápida.

Com informações: Tom’s Guide, 9to5Google

Errata: Ao contrário do que dizia uma versão anterior deste texto, alguns smartphones da OnePlus contam com carregamento sem fio. A informação foi corrigida.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.