Padrão 802.3bz atinge 5 Gb/s com o mesmo cabo de rede que você já tem
Até que demorou
É estranho saber que você pode (se tiver muito dinheiro) comprar roteadores domésticos que alcancem velocidade de múltiplos gigabits por segundo no Wi-Fi, enquanto a transmissão por cabo continua limitada ao Gigabit Ethernet. Mas o padrão 802.3bz vai mudar isso: a novidade permite taxas de transferência de até 5 gigabits por segundo. O mais legal: não precisa trocar nenhum cabo.
Segundo o Ars Technica, o padrão IEEE 802.3bz permite que cabos de rede de categoria 5e cheguem a 2,5 Gb/s, enquanto os de categoria 6 alcançam os 5 Gb/s — é quase certeza que sua rede tenha, no mínimo, uma instalação Cat 5e (dá uma olhada no cabo). Essas velocidades são aplicáveis para cabos com até 100 metros de comprimento.
Já existe um padrão mais rápido, chamado 10 Gigabit Ethernet, que (adivinha!) alcança taxas de 10 Gb/s, mas exige cabos de rede especiais (Cat 6a ou 7). A principal diferença é que o 802.3bz tem espectro de banda de 100 ou 200 MHz, contra os 400 MHz do padrão 10GBASE-T. Por isso, não é necessário ter um cabo caro, com blindagem melhor, para conseguir aproveitar os 2,5 ou 5 Gb/s da nova especificação.
E talvez você não se importe muito com a vantagem de não precisar trocar cabos, já que seus outros equipamentos precisarão ser atualizados de qualquer forma, mas a novidade deve ser útil especialmente em casas e empresas maiores, uma vez que os cabos Cat 6a ou Cat 7 ainda são muito raros — eles representam apenas 10% dos cabos instalados nas empresas. Nem sempre é barato (e simples) trocar vários metros de cabos escondidos em canaletas.
Com as unidades de armazenamento cada vez mais rápidas (talvez até a memória flash do seu celular tenha velocidade de leitura acima de 1 gigabit por segundo), o padrão atual já é um gargalo há muito tempo. Resta saber quando os roteadores domésticos e as placas de rede vão suportar o 802.3bz.
Leia | O que é cabo de rede (Ethernet)? Entenda as categorias e velocidades do RJ-45