Paint 3D fracassa e Microsoft decide descontinuar ferramenta

Paint 3D será removido da Microsoft Store e deixará de receber atualizações a partir de novembro de 2024; ferramenta surgiu em 2017, no Windows 10

Emerson Alecrim

O Paint 3D surgiu como uma versão moderna do editor de imagens padrão do Windows. Como o próprio nome diz, o seu principal atributo é a geração de conteúdo 3D. Mas a proposta não vingou como a Microsoft esperava. Por isso, a companhia decidiu descontinuar a ferramenta, silenciosamente.

Nos últimos dias, um aviso com os seguintes dizeres tem surgido para alguns usuários quando o aplicativo é aberto: “o Paint 3D não estará mais disponível na Microsoft Store ou receberá atualizações futuras a partir de 4 de novembro de 2024”. Mas por qual motivo?

Conflito entre o velho e novo

O Paint 3D foi lançado em 2017 como parte do pacote Windows 10 Creators Update. A então novidade trouxe suporte a recursos inexistentes ou muito singelos no Paint clássico, como remoção de fundo, efeitos de transparência e a já mencionada capacidade de gerar conteúdo tridimensional.

Tudo indicava que a intenção da Microsoft era fazer o Paint 3D substituir o Paint clássico. O acréscimo de recursos justificava essa mudança. Mas a nova versão acabou tendo baixa aceitação entre os usuários do Windows 10.

Talvez pelo costume ou pela facilidade de uso (ou ambos), muitos daqueles que utilizam o Paint clássico resistiram à ideia de trocá-lo por um software mais avançado, embora ainda intuitivo.

Como destaca o Windows Central, essa situação forçou a Microsoft a manter os dois softwares por um tempo. Mas não é viável sustentar essa situação para sempre. Prova disso é que, em 2021, a Microsoft deixou de incluir o Paint 3D em novas instalações do Windows 10.

Apesar da decisão, esse momento não marcou o fim do Paint 3D. A ferramenta foi mantida na Microsoft Store como um software gratuito para Windows 10 e Windows 11.

Isso vai mudar a partir de 4 de novembro de 2024. O Paint 3D não só será removido da Microsoft Store nessa data, como deixará de receber atualizações.

É de se presumir que o software continue funcionando nas máquinas em que já está instalado. Mesmo assim, é recomendável que o usuário busque alternativas a ele.

Agora quem manda é o Paint do Windows 11

Se por um lado o Paint 3D foi sendo gradualmente deixado de lado, por outro, o Microsoft Paint do Windows 11 vem recebendo cada vez mais atenção.

No sistema operacional mais recente, a ferramenta ganhou um visual moderno e alguns recursos interessantes, como suporte a camadas e integração com o mecanismo de inteligência artificial generativa Cocreator.

Mas, aqui, a Microsoft tem tido o cuidado de não promover nenhuma mudança brusca. Pelo menos até o momento, o Paint tem sido modernizado no Windows 11, mas sem perder a facilidade de uso que o caracteriza desde 1985, quando foi lançado.

Leia | Como escrever no Paint

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.