Portabilidade numérica adota confirmação por SMS para conter fraudes

Anatel divulgou alteração nesta quinta-feira; usuários de números de telefone com DDD 64 serão os primeiros a passar por exigência em caso de portabilidade

Felipe Freitas
Por
Mulher com celular encostrado no ouvido (Imagem: Taylor Grote/Unsplash)
Portabilidade só será confirmada após responder SMS (Imagem: Taylor Grote/Unsplash)

A Anatel publicou nesta quinta-feira (20) que será obrigatório confirmar por SMS a portabilidade numérica. A alteração começa a valer a partir da próxima segunda-feira (24) para os usuários com DDD 64, que abrange a região sul e sudoeste do estado de Goiás. A medida visa proteger o usuário de golpes no qual ele pode perder seu número.

A exigência de confirmação por SMS em portabilidade de telefones será feita gradualmente para outros DDDs do Brasil. No entanto, a Anatel ainda não finalizou o cronograma da nova medida de segurança. Entre as fraudes que a exigência de confirmação por SMS pode evitar está o SIM swap.

Anatel explica como funcionará a nova medida de segurança

Em seu site oficial, a Anatel explicou como será o funcionamento da confirmação de portabilidade por SMS. Após receber a mensagem em seu celular, o cliente terá que responder se aprova ou não a mudança telefônica. Se o SMS não for respondido em até 30 minutos, o processo de portabilidade é suspenso.

Em caso de suspensão, o usuário deverá ligar para a operadora na qual fará a portabilidade e pedir o envio de um novo SMS de confirmação. Será possível desistir da portabilidade mesmo se o cliente responder com “SIM” para a mensagem de confirmação.

Cliente poderá desistir da portabilidade mesmo que autorize a troca de operadora (Imagem: Dariusz Sankowski/Pixabay)
Cliente poderá desistir da portabilidade mesmo que autorize a troca de operadora (Imagem: Dariusz Sankowski/Pixabay)

Neste caso, o consumidor terá que ligar para a operadora (a mesma em que levaria o seu número) e solicitar o cancelamento do processo de portabilidade. Para realizar esse cancelamento, a ligação deve ser feita em até um dia útil antes da data prevista para a migração do número.

Portabilidade no Brasil faz 15 anos em 2023

A portabilidade de número de telefone começou no Brasil em setembro de 2008. De acordo com a ABR Telecom, órgão responsável pelo serviço, 83,17 milhões de trocas de operadoras foram realizadas nestes quase 15 anos.

Com informações: Anatel

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados