Samsung WindFree AI: novos aparelhos de ar-condicionado com IA chegam ao Brasil
Linha de ar-condicionado Samsung WindFree AI economiza até 77% de energia com auxílio da inteligência artificial; aparelhos também podem ser controlados pelo celular
Linha de ar-condicionado Samsung WindFree AI economiza até 77% de energia com auxílio da inteligência artificial; aparelhos também podem ser controlados pelo celular
Aparelhos de ar-condicionado não ficaram de fora da atual onda de funções com inteligência artificial (IA), pelo menos na Samsung. A marca lançou no Brasil aparelhos das linhas WindFree AI e WindFree PowerVolt AI que usam justamente esse tipo de tecnologia para economizar energia.
Segundo a a marca, a função de economia inteligente pode reduzir em até 77% o consumo de energia. Para tanto, a tecnologia de IA analisa as preferências do usuário e compara essas informações com a temperatura do ambiente para realizar ajustes que deixam o recinto mais confortável e, ao mesmo tempo, fazem o ar-condicionado funcionar sem exageros na ativação de recursos, favorecendo a eficiência energética.
Mas esse é só um dos atrativos das duas linhas. Outro é a tecnologia que dá nome a elas. WindFree se refere a uma tecnologia que dispersa ar climatizado por meio de até 23 mil microfuros na base do aparelho (a quantidade varia de acordo com as dimensões do equipamento). Com isso, o ar-condicionado não precisa emitir fluxos de vento em intensidades que, não raramente, são incômodas para o usuário.
A linha WindFree PowerVolt AI traz ainda a capacidade de trabalhar de modo bivolt (127 V e 220 V) e de suportar picos de energia de até 473 V. O modelo WindFree AI trabalha somente em 220 V, só para constar.
A exemplo de tantos outros aparelhos para casa conectada da Samsung, os novos modelos de ar-condicionado da marca são compatíveis com o aplicativo SmartThings, disponível para Android e iPhone. Por meio dele, é possível controlar alguns parâmetros e recursos do equipamento a partir do celular.
Um desses recursos é o Welcome Cooling, ou Climatização de Boas-Vindas, que utiliza a geolocalização do seu celular para detectar quando você está perto de casa e, assim, deixar a temperatura do ambiente no nível de sua preferência para quando você chegar. Do mesmo modo, a tecnologia pode detectar quando você sai de casa para desligar o ar-condicionado automaticamente.
Outra função interessante é a SmartThings Energy, que estima, em reais no Brasil, o quanto você vai pagar pela energia consumida pelo ar-condicionado. É possível ainda estabelecer um valor máximo de consumo por mês e, quando esse limite for atingido, receber uma notificação a respeito.
A Samsung também destaca o modo Good Sleep, que monitora a temperatura e a umidade do ambiente à noite para deixar o ar mais confortável enquanto você dorme.
De acordo com a Samsung, os novos aparelhos das linhas WindFree AI e WindFree PowerVolt AI começarão a ser vendidos no Brasil nos próximos dias com os seguintes preços iniciais:
As capacidades variam entre 9.000 e 24.000 BTU/h. Todas as opções trazem serpentina de cobre, que garante mais resistência e durabilidade, segundo a Samsung. Além disso, os novos aparelhos usam gás R32, que promete causar menos impacto ambiental na comparação com os gases dos tipos R410 e R22.