Skype testa criptografia ponta a ponta usada no WhatsApp e afins
Praticamente todos os principais serviços de comunicação instantânea contam com criptografia ponta a ponta atualmente, menos o Skype. Antes tarde do que nunca, a Microsoft decidiu remediar esse, digamos, deslize: a companhia começou a testar uma função do tipo nas versões beta da ferramenta.
O Skype até tem recursos de criptografia, mas eles não são abrangentes como um mecanismo de proteção ponta a ponta, quando somente remetente e destinatário podem ler as mensagens. Mas, a partir de agora, a empresa vai testar o protocolo Open Whisper Systems, da Signal, que já é usado em serviços como WhatsApp, Facebook Messenger, Google Allo e, bom, Signal.
Inicialmente, a criptografia ponta a ponta só funcionará com mensagens de texto, mensagens de áudio e arquivos trocados via Skype. As chamadas de vídeo e áudio não serão protegidas, mas, se considerarmos que o Signal consegue criptografar transmissões, é possível que essa funcionalidade seja disponibilizada em um futuro não muito distante.
Por ser um teste, somente os usuários do programa Skype Insider podem experimentar o novo recurso nos aplicativos beta do serviço (versão 8.13.76.8 ou superior). Eles estão disponíveis para Windows (versão para desktop), Linux, macOS, Android e iOS.
Vale ressaltar que a criptografia não é ativada por padrão, sendo necessário habilitá-la manualmente antes da conversa. Além disso, o recurso só está disponível para comunicação entre dois usuários, presumivelmente.
Leia | Como funciona a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp