Snapchat usa realidade aumentada para colocar objetos 3D em fotos e vídeos
O Snapchat pode até ter perdido usuários depois que suas funcionalidades foram copiadas pelo Instagram (e outras redes sociais), mas o serviço continua firme e forte. Pelo menos é isso que a Snap tenta mostrar ao trazer novidades: nesta terça-feira (18), o Snapchat ganhou um recurso de realidade aumentada chamado World Lenses.
A Snap não usa a expressão “realidade aumentada”, mas é exatamente isso o que a nova função oferece. Ao ativar a câmera traseira com o aplicativo e acionar o recurso, dá para inserir nuvens, flores, arco-íris e vários outros itens tridimensionais na imagem ou vídeo que você está registrando.
É algo que lembra um pouco a função de realidade aumentada de Pokémon Go ou mesmo os filtros do tipo que podem ser encontrados no app de câmera dos smartphones Xperia. A principal diferença é que, no Snapchat, a função parece ter sido mais bem elaborada.
Esse trabalho mais cuidadoso é perceptível, por exemplo, quando você se aproxima ou se afasta: nessas circunstâncias, o objeto 3D fica proporcionalmente maior ou menor, tal como na “vida real”.
Para que a brincadeira não enjoe logo, a Snap deve disponibilizar novos objetos no World Lenses regularmente. Só resta sabermos quando o recurso será copiado. Faça as suas apostas.
Leia | Como funciona a BeReal, rede que estimula a publicação de fotos sem filtros