Tecla Copilot poderá ser usada para abrir aplicativos no Windows 11
Nova versão de teste do Windows 11 traz opção que permite configurar botão Copilot para abrir software definido pelo usuário
Nova versão de teste do Windows 11 traz opção que permite configurar botão Copilot para abrir software definido pelo usuário
A tecla Copilot que aparece em notebooks e teclados mais recentes serve para acionar a tecnologia de inteligência artificial (IA) da Microsoft no Windows 11. Mas, e se esse botão pudesse ser configurado para outras ações? Bom, a companhia já cogita permitir que a tecla Copilot seja usada para abrir aplicativos.
Essa possibilidade apareceu em uma versão beta do Windows 11 (compilação 22635.4225) direcionada a pessoas que participam do programa de testes Windows Insider.
Tudo o que o usuário precisa fazer é ir nas configurações do sistema operacional e definir a função da tecla Copilot na categoria Personalização.
Com a novidade, o usuário poderá usar o botão para abrir qualquer aplicativo baseado em MSIX. Esse é um padrão moderno de empacotamento de software para Windows. Com ele, fica mais fácil aplicar atualizações automáticas, fazer controle de versão e promover instalações simplificadas.
O MSIX também atende a requisitos de segurança e privacidade. Essa é a principal razaão para o novo recurso funcionar apenas com softwares baseados nesse padrão.
Sem nenhuma surpresa, a tecla Copilot continuará abrindo a tecnologia de IA da Microsoft como padrão. O uso do botão para acionamento de um aplicativo só funcionará se o usuário fizer essa configuração, portanto.
A opção também aparecerá em computadores que não têm a tecla Copilot, mas, nesses casos, a configuração não terá nenhum efeito sobre o sistema operacional, obviamente.
No fim das contas, trata-se de uma ideia simples, mas bem-vinda. Apesar dos esforços da Microsoft para promover o Copilot como um diferencial do Windows 11, pouca gente considera o recurso como algo essencial. Isso sugere que a tecla Copilot vem sendo pouco usada. Assim, faz sentido dar outra utilidade a ela.
Só não está claro quando e se a Microsoft levará essa opção para a versão final do Windows 11, embora tudo indique que isso acontecerá em um futuro próximo.
Além da configuração do botão Copilot, a compilação 22635.4225 do Windows 11 adiciona uma opção de envio de arquivos a um celular Android no menu de contexto e traz correções de bugs.