Tesla, Uber e outras formam grupo em defesa de carros elétricos
A Zero Emission Transportation Association espera venda de 100% de veículos elétricos nos EUA em um prazo de 10 anos
A Zero Emission Transportation Association espera venda de 100% de veículos elétricos nos EUA em um prazo de 10 anos
Tesla, Uber e outras 26 empresas apoiam um novo grupo criado em defesa dos carros elétricos. Chamada de Zero Emission Transportation Association (ZETA), a associação pretende criar um ambiente econômico, social e político que proporcione o incentivo do uso de veículos elétricos, projetando que eles representem 100% das vendas do setor nos Estados Unidos até 2030.
Inicialmente, a ZETA mira em políticas destinadas ao incentivo ao consumidor. O grupo deve fazer lobby para expandir um crédito fiscal de US$ 7.500 para qualquer pessoa que compre um carro elétrico – medida que teve início em 2009, durante o governo de Barack Obama, e que sofreu ameaças durante o mandato de Donald Trump.
A agenda de Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, parece bastante alinhada aos objetivos da ZETA. Os planos de Biden incluem a criação de 1 milhão de empregos na indústria automobilística do país, além da expansão da infraestrutura de transporte público com zero emissão de gases poluentes. Ele também pretende instalar um setor de energia livre de carbono até 2035.
Além dos transportes públicos, a associação ressalta a importância do incentivo para o crescimento do setor doméstico e para a liderança na fabricação de carros elétricos. A ZETA também defende que deve haver incentivo do governo federal para pesquisa e desenvolvimento na área de eletrificação.
Veja, a seguir, a lista completa de empresas que apoiam a ZETA:
Com informações: Engadget