Threads deve lançar Trending Topics em um futuro próximo
Print com lista de assuntos em alta foi vazada sem querer por funcionário da Meta; Trending é pedido desde o início da plataforma
Print com lista de assuntos em alta foi vazada sem querer por funcionário da Meta; Trending é pedido desde o início da plataforma
“Antes tarde do que ainda mais tarde” pode ser considerado o lema do Threads, plataforma de microblogging da Meta. A próxima novidade na rede social deve ser a estreia de um recurso de Trending Topics equivalente ao que vemos no X/Twitter — traduzido para Tendências em português. No lançamento do Threads, este foi uma das ausências sentidas pelos usuários.
Quem ainda usa o Xwitter pode achar o Trending Topics (popular TT) chato as vezes, afinal, quase sempre está algum assunto cansativo ou um tópico subido por fãs de algum artistas para promover algum lançamento. No entanto, o TT tem a função de entregar rapidamente para os usuários os assuntos do momento, facilitando que o usuário descubra os principais tópicos do dia — com um Trends, o que falta para o Threads corrigir os erros do lançamento?
Como divulgado no print, o Trends do microblog da Meta não mostra resultados personalizados para o usuário e fica no menu de buscas. No Xwitter, há uma seção Para Você nas Tendências, baseada em assuntos e contas que você segue. Pela captura de tela, o TT do Threads deve apresentar assuntos globais — pelo menos no início.
É possível palpitar que a Meta lançará uma versão personalizada no futuro. Essa previsão está ligada ao método de funcionamento das redes sociais: você quer que o algoritmo mostre aos usuários temas que eles gostem para que eles fiquem mais tempo na plataforma. É assim no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Por exemplo, eu adoro tênis. Assim, se eu vejo que (situação hipotética) houve uma fusão entre ATP e WTA e o assunto está nos Trends, eu vou querer saber mais sobre o assunto em tempo real. Provavelmente isso me deixará por mais tempo na plataforma acompanhando o debate.
E claro, na internet todo mundo é graduado em tudologia. Israel e Hamas em guerra? Sempre terá um tudólogo pronto para falar sobre geopolítica. Estudo científico prova que comer ovo todo dia faz mal? Alguém formado em tudologia vai contrariar. O debate gera engajamento e Trending Topics ajuda nisso — por isso ele é fundamental para as plataformas e usuários.
Apesar da publicação com o print ter viralizado com o usuário brasileiro Willian Max, o vazamento foi feito por um funcionário da Meta — cuja identidade foi protegida pelo brasileiro.
O possível motivo da confusão do funcionário foi o feed exclusivo para empregados da Meta. Na semanada passada, foi revelado que funcionários da empresa possuem um feed só para empregados. A teoria é que dev queria compartilhar com os colegas a novidade e acabou se confundido com os botões.
Com informações: 9to5Mac e TechCrunch
Leia | Como criar uma conta no Threads? Saiba como ter um perfil na rede social de conversas do Instagram