Horário nobre da televisão brasileira num domingo. A TIM apostou grande ao apresentar ontem (22) o “primeiro comercial transmitido via 4G”. O filme publicitário de um minuto foi veiculado no intervalo do Fantástico, um dos momentos mais custosos para se anunciar no país – por volta de R$ 760 mil no preço de tabela. Na sequência, as redes sociais foram inundadas com comentários do tipo “queria que minha internet funcionasse como no comercial”.
Ao Tecnoblog, a operadora respondeu em que condições a transmissão foi feita.
Primeiro de tudo, é preciso afastar o mito de que o primeiro comercial 4G foi transmitido ao vivo. Muito pelo contrário: a TIM explicou que o apresentador Luciano Huck e a atriz Daniele Suzuki utilizaram um iPhone 6 Plus numa espécie de streaming ao vivo (como Hangout do Google) para a central da Globo, minutos antes de ir ao ar, por meio da rede de quarta geração. O material foi gravado e só depois exibido em rede nacional.
Como bem notou o blog Geek Publicitário, em nenhum momento os participantes do comercial citaram o horário da transmissão, um recurso comum na mídia para comprovar que está ao vivo.
Questionada se a rede da operadora recebeu algum reforço, como possivelmente uma antena extra móvel, para dar conta da responsabilidade de fazer um comercial por 4G, a TIM disse que não foi necessário. A companhia afirma possuir o maior número de antenas de quarta geração na cidade de São Paulo. O comercial foi gravado em um estúdio na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista.
A resposta aos descrentes de que foi mesmo gerado numa rede 4G virá ainda nesta tarde. A TIM prometeu lançar um filme com o making of da gravação, num exercício de transparência que – temos de admitir – a companhia leva como bandeira há mais de um ano, quando lançou um portal para dar explicações aos seus clientes.
Making of
Na terça-feira (24/03), a TIM publicou um vídeo mostrando os bastidores do comercial. Dá para ver que o apresentador Luciano Huck utilizou o iPhone, além de outros apetrechos, como um microfone mais potente e um outro device para ler o texto da campanha publicitária. Assista abaixo.
Atualizado em 25/03/2015 às 10h30.