Uber reforça checagem de documentos de usuários que pagam em dinheiro

Anunciado no ano passado, Uber amplia checagem de documentos de passageiros que pagam em dinheiro no Brasil

Darlan Helder
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Uber no iPhone
Uber no iPhone (Imagem: Austin Distel/Unsplash)

A Uber anunciou nesta quarta-feira (31) a expansão da checagem de documentos de usuários que pagam em dinheiro no Brasil. Na primeira viagem, o passageiro que deseja pagar sem cartão de crédito ou débito precisa fotografar um documento antes por segurança.

Desde 2017, a Uber solicita o CPF do cliente que precisa pagar em dinheiro, mas, no ano passado, a empresa começou a confirmar a identidade (com fotografia do documento) para evitar golpes e assaltos. Além disso, eles fazem uma análise do CPF do solicitante. Em comunicado, a Uber lembra que o recurso já estava disponível na Argentina, Chile, México, Colômbia, Costa Rica e na República Dominicana. No Brasil, a checagem operava em apenas três cidades: Juiz de Fora (MG), Petrolina (PE) e Feira de Santana (BA).

Pagar Uber com dinheiro: qual documento enviar?

Uber reforça checagem de documentos de usuários que pagam em dinheiro (Imagem: Charles Deluvio/Unsplash)

Uber reforça checagem de documentos de usuários que pagam em dinheiro (Imagem: Charles Deluvio/Unsplash)

Os clientes que solicitarem pagamento em dinheiro, na primeira viagem, precisam fotografar o RG ou a CNH antes de confirmar a corrida. No entanto, é importante ressaltar que os motoristas podem recusar esse tipo de pagamento; a opção para eles está disponível há mais de um ano.

Ao Tecnoblog, a Uber informou que o recurso será liberado em todo o país para alguns usuários, por enquanto. “Ele será expandido gradativamente”, disse a empresa. “Essa ferramenta complementa a verificação de CPF dos passageiros que já realizamos há anos e que fica ainda mais completa com a checagem de CNH e RG. Com isso, poderemos dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso aplicativo”, diz Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber Brasil.

Atualizado às 16h07

Leia | Como pagar corridas na Uber com Pix

Relacionados

Escrito por

Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog.