A Vivo fechou uma parceria com a francesa JCDecaux para instalar small cells nas maiores cidades brasileiras. Isso significa que, nos próximos meses, teremos relógios de rua, pontos de ônibus, totens e afins ampliando o acesso à internet de vários centros urbanos.

O objetivo, de acordo com a Vivo, é melhorar a cobertura das redes 3G e 4G nos locais em que há dificuldade para ampliação da telefonia móvel pelas vias tradicionais. A operadora já tem cerca de 150 small cells em São Paulo e Rio de Janeiro. No caso da capital paulista, a maior parte foi instalada em orelhões.

Ponto de ônibus com peça da JCDecaux
Ponto com peça publicitária da JCDecaux

Small cells são pequenos equipamentos com antenas que são usados principalmente para ampliar o alcance de redes móveis em locais que concentram muitas pessoas e, por isso, podem ficar com a cobertura sobrecarregada. É por essa razão que small cells vêm sendo cada vez mais usadas em estádios de futebol e estações do metrô, por exemplo.

Ao trabalhar junto com a JCDecaux, a Vivo espera instalar small cells em pelo menos 6.900 pontos de cidades como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Caberá à JCDecaux fornecer energia elétrica para cada ponto de instalação. A Vivo, obviamente, cuidará do sinal. Com a parceria, a operadora se beneficiará do reforço de sua cobertura. Já a JCDecaux poderá usar cada ponto para exibir anúncios — a companhia é especializada em publicidade externa e já tem totens em várias partes do Brasil.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.