WhatsApp para iOS testa vídeos de até um minuto nos Status

Novo limite pode deixar os Status do WhatsApp em pé de igualdade com os Stories do Instagram, que já permite vídeos de até 60 segundos há algum tempo

Giovanni Santa Rosa
Por
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp para Android já vem testando a novidade (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A mais recente versão do WhatsApp Beta para iOS liberou vídeos de até 60 segundos nos Status para alguns usuários. A nova duração máxima já tinha aparecido em março, na versão de testes do aplicativo para Android. Os experimentos em duas plataformas podem indicar que o aumento do limite deve ser lançado em breve.

Segundo o site WABetaInfo, especializado em notícias do mensageiro, a novidade apareceu na versão 24.10.10.74 do WhatsApp para iOS, distribuída nesta sexta (17) para participantes do programa TestFlight. O aumento do limite ainda não foi liberado para todos os testadores, mas deve chegar nas próximas semanas.

Tela de edição de vídeo para Status com recorte de até um minuto
Tela de edição de vídeo para Status com recorte de até um minuto (Imagem: Reprodução / WABetaInfo)

A situação é parecida com o que aconteceu há dois meses no Android. Em 19 de março, a versão beta 2.24.7.6 trouxe o limite de um minuto, que foi distribuído gradualmente para os participantes do programa de testes.

WhatsApp e Instagram terão mesmo limite

O novo limite deve equiparar os Status do WhatsApp aos Stories do Instagram. Os dois formatos de publicação terão duração máxima de 60 segundos por publicação. A “validade” continua igual, e os posts desaparecem depois de 24 horas no ar.

Originalmente, cada post nos Instagram Stories tinha duração máxima de 15 segundos. Já os Status do WhatsApp têm, atualmente, até 30 segundos. Apesar deste limite, é possível “emendar” recortes para publicar vídeos mais longos.

Vídeos mais longos são tendência

Além de WhatsApp, quem também está testando vídeos mais longos é o TikTok. A plataforma ficou famosa por posts curtos, mas vem afrouxando os limites ano após ano: de três minutos em 2021 para dez minutos em 2022 e, ao que tudo indica, 60 minutos em 2024.

Além da duração mais longa, a rede também passou a contar com vídeos em tela cheia na horizontal e vem incentivando criadores a usar o formato. A intenção é competir com o YouTube — que, curiosamente, vem fazendo o caminho contrário, com os Shorts.

Com informações: WABetaInfo

Relacionados