WhatsApp promete ligações melhores e mais estáveis com novo codec de áudio

Codec MLow oferece áudio de maior qualidade mesmo em smartphones antigos. App também vai ganhar novidades nas chamadas de vídeo.

Giovanni Santa Rosa

O WhatsApp anunciou que passará a usar o codec de áudio MLow nas chamadas feitas pelo aplicativo. Ele foi desenvolvido desde 2021 pela própria Meta. A empresa promete que as ligações ficarão melhores e mais confiáveis, com cancelamento de ruído e menor perda de informações quando a conexão está ruim.

O MLow é uma evolução do Encodec, também criado pela empresa e apresentado em outubro de 2022. Ambos usam inteligência artificial e machine learning, como é comum hoje em dia. A principal diferença é que o Encodec é mais pesado e só pode ser executado em aparelhos de topo de linha.

Ilustração exibe ícones de ligação por voz e chamada de vídeo no WhatsApp
WhatsApp permite realizar chamadas de voz e vídeo pelo celular ou PC (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Esta limitação é um problema. A empresa afirma que, todos os dias, dezenas de milhões de chamadas por WhatsApp são feitas usando aparelhos com mais de dez anos de lançamento. Por isso, o Encodec não era utilizado — a Meta preferia o codec Opus, de código aberto, lançado em 2012.

Em um texto publicado em seu blog de engenharia, a Meta diz que o MLow tem complexidade computacional 10% menor que o Opus e consegue entregar melhor qualidade de áudio.

Nos testes, Opus e Low tiveram notas parecidas quando o bitrate está entre 15 e 25 kbps. Abaixo disso, o MLow se sai bem melhor, além de oferecer uma opção com menos de 5 kbps. A Meta diz que os bitrates pequenos são importantes nas chamadas de vídeo. Elas usam muita banda, e quando a conexão está ruim, o áudio acaba sendo sacrificado.

Gráfico comparativo dos codecs de áudio MLow e Opus. O eixo x tem diferentes bitrates e o eixo y tem a nota da qualidade de áudio. O codec Opus tem notas muito mais baixas nos menores bitrates.
MLow oferece mais qualidade e opção de bitrate menor (Imagem: Divulgação / Meta)

Nos áudios de referência disponibilizados pela empresa, o som do MLow parece mais natural e fácil de entender do que o Opus. Em um dos exemplos, a empresa simula uma perda de 30% dos pacotes de dados recebidos. Nessas condições, o MLow fica menos cortado e com menos oscilações que o Opus.

Novidades para chamadas de vídeo no WhatsApp

Além do novo codec, a Meta anunciou mais recursos para ligações de áudio e vídeo. Eles devem ser liberados nas próximas semanas.

  • Compartilhamento de tela com áudio, que a empresa diz ser “ideal para assistir a vídeos juntos”.
  • Chamadas de vídeo com 32 pessoas, que já estavam disponíveis para Android e iOS, chegarão também a Windows e macOS. Antes, o limite para estas plataformas era de 16 e 8 participantes, respectivamente.
  • A pessoa que estiver falando receberá destaque na chamada de vídeo.

Com informações: TechCrunch

Leia | Como ouvir áudios no WhatsApp pelo celular ou PC

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.