Como avisar ao Instagram que alguém faleceu para fazer um memorial ou remover a conta

Tutorial ensina como avisar ao Instagram sobre o falecimento de alguém para transformar o perfil em memorial ou remover a conta

Lupa Charleaux Lucas Lima

Avisar o Instagram sobre o falecimento de alguém é uma etapa necessária para transformar o perfil em um memorial ou remover a conta da rede social.

Tanto o processo de fazer um memorial quanto o de remover a conta precisam de uma comprovação do falecimento. O Instagram aceita a certidão de óbito ou o link para um artigo de jornal como provas.

No caso da remoção da conta, também é necessário comprovar o vínculo familiar ou de representante legal com a pessoa que faleceu.

A seguir, saiba como transformar o perfil de alguém que faleceu em memorial ou pedir para o Instagram remover a conta da plataforma:

Como transformar o perfil de um falecido em memorial no Instagram

1. Acesse a página de suporte do Instagram

Use o navegador do celular ou do PC para acessar a página de suporte do Instagram (help.instagram.com/contact/452224988254813). Lá você encontrará o formulário de solicitação para transformar o perfil de uma pessoa falecida em um memorial.

2. Informe seu nome completo e seu e-mail para o Instagram

Preencha o primeiro campo do formulário com o seu nome completo. No segundo campo, digite o seu e-mail de contato para receber as atualizações do processo do Instagram.

3. Informe o nome do falecido e o nome de usuário dele no Instagram

No terceiro campo do formulário, escreva o nome completo da pessoa falecida. No campo seguinte, informe o nome de usuário do falecido – a arroba usada para identificação no Instagram – para continuar o processo para transformar o perfil em memorial.

4. Envie um documento ou artigo de comprovação de falecimento

Insira um link ou clique no botão “Escolher arquivo” para enviar a certidão de óbito ou um artigo de jornal que comprove o falecimento da pessoa cujo perfil será transformado em um memorial no Instagram.

5. Marque a data de falecimento da pessoa que será homenageada no Instagram

Clique no ícone de calendário e marque a data de falecimento do dono do perfil do Instagram que será transformado em memorial. Caso não saiba o dia exato, a rede social sugere marcar a data mais próxima.

6. Envie a solicitação para transformar o perfil em um memorial no Instagram

Caso deseje, você pode escrever um comentário no campo “Informações adicionais”. Por fim, clique no botão azul “Enviar” para concluir a solicitação para transformar um perfil em memorial.

O Instagram cita que o tempo de análise das solicitações pode variar. Por isso, não há um prazo definido para a transformação do perfil de uma pessoa falecida em um memorial na rede social.

Como desativar a conta do Instagram de alguém que faleceu

1. Acesse a página de suporte do Instagram

Use o navegador do celular ou do PC para acessar a página de suporte do Instagram (help.instagram.com/contact/1474899482730688). Nela, você encontrará o formulário de solicitação de remoção de perfil de pessoa falecida no Instagram.

2. Informe seu nome completo e seu e-mail para o Instagram

Preencha os dois primeiros campos do formulário de solicitação com o seu nome completo e seu e-mail de contato para o Instagram enviar as atualizações do processo.

3. Informe o nome completo e o nome de usuário da pessoa falecida

Preencha o terceiro campo do formulário com o nome completo da pessoa falecida. No campo seguinte, informe o nome de usuário do Instagram – a arroba de identificação na rede social – da pessoa que terá o perfil removido.

4. Marque a data de falecimento da pessoa que terá o perfil desativado

Clique no ícone de calendário e marque a data de falecimento do dono do perfil do Instagram que será removido. Caso não saiba a data exata, informe o dia mais próximo do óbito.

5. Anexe um documento de comprovação de óbito

Clique em “Escolher arquivo” para enviar uma certidão de óbito ou um documento que comprove que você é um familiar ou um responsável pela pessoa que faleceu.

6. Envie a solicitação para desativar a conta da pessoa falecida no Instagram

Se desejar, adicione um comentário no campo “Informações adicionais”. Então, clique no botão azul “Enviar” para concluir a solicitação de remoção de perfil de pessoa falecida no Instagram.

O Instagram destaca que o tempo de análise das solicitações pode variar. Por isso, não há um prazo definido para a exclusão do perfil de uma pessoa falecida.

O que acontece ao transformar um perfil em memorial no Instagram?

Quando o perfil de uma pessoa falecida é transformado em um memorial, a conta adota os seguintes padrões:

  • O título “Em memória de” é adicionado em cima ou ao lado do nome da pessoa falecida;
  • Os perfis de memorial não aparecem em certas áreas do Instagram, como o Explorar;
  • Nenhuma pessoa pode fazer login na conta transformada em memorial;
  • Não é possível fazer novas publicações em perfil memorial;
  • Os conteúdos publicados pela pessoa falecida no perfil dela, como fotos e vídeos, continuam visíveis para o público com quem ela compartilhou;
  • Não é possível editar os posts e as informações do perfil, incluindo foto de perfil, conteúdos de fotos e vídeos, legendas, comentários e configurações de privacidade.

Dá para desativar temporariamente a conta do Instagram da pessoa que faleceu?

Depende. Não dá para desativar temporariamente o Instagram de alguém que faleceu após enviar o pedido para transformar o perfil em memorial ou a remoção da conta. Contudo, se antes da solicitação uma pessoa tiver acesso às informações de login, é possível desativar o Instagram que pertence ao falecido.

Posso ter acesso à conta do Instagram de alguém que faleceu?

Depende. Diferente do Facebook, não é possível herdar a conta do Instagram de uma pessoa que faleceu. Você só poderá acessar o perfil de um falecido se souber as informações de login. Contudo, após abrir a solicitação para transformar o perfil do falecido em memorial ou solicitar a remoção, o acesso fica bloqueado.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.