Como colocar confirmação de leitura no Microsoft Outlook

Aprenda a como colocar uma confirmação de recebimento e de leitura em e-mails enviados pelo Microsoft Outlook

Ronaldo Gogoni
• Atualizado há 1 ano e 10 meses

O Outlook permite colocar confirmação de leitura nas mensagens enviadas. Assim, você fica sabendo quando um e-mail foi lido pelo contato, e dessa forma, você tem como evitar desculpas de que a pessoa não o visualizou, para não ter que responder.

Outlook Microsoft Email / como colocar confirmação de leitura no outlook

Como colocar confirmação de leitura no Microsoft Outlook

O Outlook trabalha com duas notificações distintas: a de confirmação de entrega, informando que o destinatário recebeu a mensagem, e a de confirmação de leitura, apontando que a mesma foi visualizada. Bem parecido com o “check” do WhatsApp.

Em ambos os casos, entretanto, o destinatário pode se recusar a enviar as confirmações de recbimento ou leitura, caso ele também use o Outlook, além de que nem todo cliente de e-mail é compatível com o recurso.

De qualquer forma, ativar a confirmação de leitura é bastante simples.

1. Para ativar em todos os e-mails enviados

Outlook / como colocar confirmação de leitura no outlook
  1. No menu Arquivo, clique em Opções, e depois em Email;
  2. Em Acompanhamento, marque as caixas “Confirmação de entrega confirmando que a mensagem foi entregue ao servidor de email do destinatário”, e “Confirmação de leitura garantindo que o destinatário visualizou a mensagem”;
  3. Clique em OK.

E pronto.

2. Para ativar em apenas uma mensagem de e-mail

Outlook / como colocar confirmação de leitura no outlook
  1. Com uma nova mensagem aberta, clique no botão Opções (os três pontinhos);
  2. Clique em Mostrar opções de mensagem;
  3. Marque as caixas “Solicitar uma notificação de entrega” e “Solicitar uma notificação de leitura”;
  4. Clique em OK.

E pronto.

Outlook não garante confirmações de entrega e leitura

Dessa forma, quando o e-mail for entregue ao destinatário, você receberá uma confirmação, e quando ele for elefetivamente lido/visualizado, você receberá outra.

O mais recomendado a fazer é evitar solicitar confirmações para todos os e-mails, por uma simples questão de etiqueta. Este recurso é mais indicado para mensagens de alta prioridade, que precisam de confirmações rápidas e seguras de que a outra parte recebeu o e-mail, e que de fato o leu, como em caso de reuniões de emergência.

E, claro, vale lembrar que o recurso não garante que a mensagem foi recebida ou lida, já que o destinatário pode se recusar a enviar as confirmações caso use o Microsoft Outlook, ou caso o seu cliente de e-mail de uso não seja compatível com a função.

Relacionados

Escrito por

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.